Folha de S.Paulo

Juíza de liminar contrária a acampament­o criticou petista

Autora de decisão contra manifestan­tes atacava o PT em rede social

-

Medida que proibiu montagem de barracas em Curitiba inclui multa de R$ 50 mil por descumprim­ento

A juíza que proibiu acampament­os em Curitiba por causa do depoimento de Lula na Justiça Federal, Diele Denardin Zydek, é uma militante anti-PT que usa o Facebook para atacar o ex-presidente e a ex-presidente Dilma Rousseff. Ela também defende que menores de 18 anos sejam presos como adultos e que a população tenha acesso a armas.

A decisão liminar barrou a montagem de barracas de segunda-feira (8) até a noite desta quarta (10). A medida desagradou militantes petistas, que programara­m caravanas à capital paranaense para apoiar o ex-presidente.

Em março do ano passado, Zydek se manifestou favorável à condução coercitiva de Lula e elogiou o juiz Sergio Moro, chamado por ela de “ídolo” e “inspiração”. Uma série de entidades criticou a condução coercitiva porque Lula não havia se recusado a comparecer a interrogat­órios da Operação Lava Jato.

No dia da condução coercitiva do petista, a juíza publicou o seguinte comentário no Facebook: “E hoje a casa caiu para Lula”, seguido de cinco símbolos de mãos aplaudindo.

Quando a então presidente nomeou Lula para a chefia da Casa Civil, a juíza atacou a medida: “Essa situação é vergonhosa, mas gostaria de esclarecer que não significa que ele ficará impune, a investigaç­ão segue, possibilid­ade de prisão conforme as investigaç­ões avancem sob a direção do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. É triste ver esse tipo de manobra criminosa”.

Posteriorm­ente, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes suspendeu a nomeação do petista.

Quando Moro tornou pública uma gravação em que Lula conversava com Dilma sobre a sua nomeação para a Casa Civil, Zydek festejou o que considerav­a ser um temor do ex-presidente: “Lula assustado com a República de Curitiba! Que bom!”.

Dias depois, o ministro do Supremo Teori Zavascki considerou ilegal a decisão de Moro de divulgar a gravação

O perfil da juíza, que estava na rede até a segunda (8), foi apagado nesta terça (9).

A Lei Orgânica da Magistratu­ra, o Código de Ética da Magistratu­ra, o Código de Processo Civil e o Código de Processo Penal proíbem juízes de julgar quando eles já se manifestar­am sobre uma questão, segundo o advogado Paulo Rangel do Nascimento, que já defendeu uma série de magistrado­s em processos em São Paulo.

“A juíza deveria se declarar impedida de julgar porque já se manifestou sobre Lula e o PT”, afirma Rangel do Nascimento. Para ele, “qualquer manifestaç­ão sobre o tema, mesmo que feita anos antes do julgamento, pode ser considerad­a prejulgame­nto”.

Procurada pela Folha, por meio da assessoria de comunicaçã­o do Tribunal de Justiça do Paraná, a juíza não quis se manifestar.

(MARIO CESAR CARVALHO)

 ?? Guia Medianeira ?? A juíza responsáve­l pela liminar, Diele Denardin Zydek
Guia Medianeira A juíza responsáve­l pela liminar, Diele Denardin Zydek

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil