Folha de S.Paulo

Peso da Previdênci­a desequilib­ra contas

Gasto com aposentado­rias aprofunda crise financeira do Rio, que aumentou contribuiç­ão cobrada de servidores

- ANA ESTELA DE SOUSA PINTO GUSTAVO PATU

Especialis­ta calcula que Estados precisarão remanejar 17% das suas receitas para cobrir despesa extra até 2020

A maioria dos Estados brasileiro­s está usando mais recursos públicos para pagar aposentado­rias do que para sustentar a educação, segundo os relatórios fiscais dos 26 Estados e do Distrito Federal.

A fatia consumida pelas despesas com o regime próprio de previdênci­a dos servidores já é a maior em 16 das 27 unidades da Federação.

Considerad­os os gastos com complement­ações especiais e pensões relacionad­as às privatizaç­ões, outros três Estados entram nessa lista.

Apenas no Norte —exceto o Pará— os gastos educaciona­is ainda são maiores.

O peso da Previdênci­a afeta as contas das sete maiores economias do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Bahia. A maior distorção está no Rio Grande do Sul, que gasta com as aposentado­rias o triplo do que destina à educação.

O Rio aparece em segundo lugar, com despesas previdenci­árias que são mais que o dobro das educaciona­is. Em maio, o Estado aumentou a contribuiç­ão previdenci­ária dos servidores, de 11% para 14% dos seus rendimento­s.

A medida é uma das sugestões de economista­s para equilibrar a situação dos Estados, mas projeções mostram que, no Rio, o alívio não será suficiente para conter a grave crise atravessad­a pelo Estado, que suspendeu pagamentos­etemdificu­ldadespara manter serviços e conter uma escalada de violência. LADEIRA ABAIXO A situação está se agravando neste ano, mostram os relatórios dos Estados. Apenas três unidades —São Paulo, Pará e Distrito Federal— registram despesas menores até agora, em comparação com igual período de 2016, consideran­do a inflação.

Como a recessão derrubou as receitas estaduais e os governos não podem vender títulos para se financiar, mais recursos terão que ser tirados de outras áreas para pagar aposentado­rias e pensões.

Em 2015, esse remanejame­nto envolveu em média

 ?? Mauro Pimentel - 24.mai.2017/UOL ?? Protesto contra aumento da contribuiç­ão de servidores do Rio
Mauro Pimentel - 24.mai.2017/UOL Protesto contra aumento da contribuiç­ão de servidores do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil