Ví­de­os de ter­ror

Folha de S.Paulo - - Opinião -

RIO DE JA­NEI­RO - Um dos as­pec­tos as­som­bro­sos de uma se­ma­na de en­fren­ta­men­tos na Ro­ci­nha é que não há um nú­me­ro pre­ci­so de mor­tos nos ti­ro­tei­os. Até sex­ta a po­lí­cia as­so­ci­a­va qua­tro mor­tes aos con­fli­tos, ini­ci­a­dos após a dis­so­lu­ção da ali­an­ça en­tre dois tra­fi­can­tes que ago­ra dis­pu­tam o con­tro­le da ven­da de dro­gas.

Mo­ra­do­res da Ro­ci­nha re­la­tam te­rem vis­to cor­pos sen­do car­bo­ni­za­dos ou jo­ga­dos na flo­res­ta pró­xi­ma.

Mui­tos ví­de­os de au­ten­ti­ci­da­de não com­pro­va­da cir­cu­lam por meio de re­des so­ci­ais. Há ce­nas cruéis de su­pos­tos cri­mi­no­sos quei­ma­dos vi­vos, além de cor­pos de­ca­pi­ta­dos e mu­ti­la­dos.

Es­ses ví­de­os são en­vi­a­dos de mo­ra­dor a mo­ra­dor, sem que a ori­gem pos­sa ser apon­ta­da. Am­pli­am o ter­ror de ca­da um que as­sis­te a eles. A po­lí­cia aler­ta pa­ra o ris­co de ví­de­os re­a­pro­vei­ta­dos de ou­tros con­fli­tos e lu­ga­res, ape­sar de ad­mi­tir que al­guns mos­tram lo­cais re­co­nhe­cí­veis na fa­ve­la.

O ví­deo mais cho­can­te, que me foi mos­tra­do por um mo­ra­dor da Ro­ci­nha, exi­be um gru­po de jo­vens ti­ran­do o co­ra­ção que se­ria de um in­te­gran­te de fac­ção ri­val. Eles es­tão em um am­bi­en­te fe­cha­do, no qual só se des­ta­cam azu­le­jos bran­cos.

Dois ho­mens abrem o pei­to da ví­ti­ma, ar­ran­cam seu co­ra­ção e mos­tram pa­ra a câ­me­ra. Há ao me­nos uma mu­lher no re­cin­to. Um dos jo­vens de­mons­tra as­co, com for­te so­ta­que pau­lis­ta: “Aca­bei de acor­dar, ma­no”. Ou­tro co­men­ta: “Olha, ain­da es­tá ba­ten­do”.

O so­ta­que am­plia te­mo­res de que a no­vi­da­de do am­bi­en­te cri­mi­no­so no Rio se­ja a união de in­te­gran­tes de du­as das fac­ções do Es­ta­do (Ter­cei­ro Co­man­do e Ami­gos dos Ami­gos) com a mai­or fac­ção de São Pau­lo (Pri­mei­ro Co­man­do da Ca­pi­tal).

Es­sa as­so­ci­a­ção te­ria ori­gi­na­do uma no­va fac­ção (Ter­cei­ro Co­man­do dos Ami­gos), ini­mi­ga do Co­man­do Ver­me­lho. A po­lí­cia in­ves­ti­ga a ali­an­ça des­de maio, quan­do foi ce­le­bra­da em um bai­le funk. AN­DRÉ SINGER av­sin­[email protected]

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.