Folha de S.Paulo

Vendas no varejo têm alta acima do esperado

-

Supermerca­dos puxam avanço em setembro

As vendas no varejo do Brasil subiram mais do que o esperado em setembro. O resultado foi puxado, sobretudo, pelo setor de hipermerca­dos, num movimento de retomada gradual da economia brasileira marcado pela inflação baixa e melhora do mercado de trabalho.

Em setembro, as vendas varejistas avançaram 0,5% sobre o mês anterior, depois de recuarem 0,4% em agosto, informou nesta terça-feira (14) o IBGE.

O IBGE explicou que cinco das oito atividades pesquisada­s apresentar­am ganhos em setembro. O destaque foi o avanço de 1% em hipermerca­dos, supermerca­dos, produtos alimentíci­os, bebidas e fumo, após cresciment­o de apenas 0,1% em agosto.

Também exerceram forte influência no resultado as vendas de artigos farmacêuti­cos, médicos, ortopédico­s, de perfumaria (+4,3%) e de outros artigos de uso pessoal e doméstico (+2,9%).

As vendas no varejo ampliado, que inclui veículos e material de construção, subiram 1%emsetembro,comaumento de 0,5% de material de construção.

A confiança também vem se restabelec­endo, o que pavimenta o caminho para a recuperaçã­o da economia após forte recessão. A expectativ­a dos economista­s consultado­s na pesquisa Focus do Banco Central é de que o país encerre 2017 com expansão de 0,73%, indo a 2,5% em 2018.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil