Mai­o­ria apoia pri­são após a con­de­na­ção na se­gun­da ins­tân­cia

Folha De S.Paulo - - Front Page - Po­der A4

A mai­or par­te dos bra­si­lei­ros apoia a pri­são de réus con­de­na­dos em se­gun­da ins­tân­cia, de acordo com pes­qui­sa Da­ta­fo­lha.

O le­van­ta­men­to mos­tra que 57% con­si­de­ram jus­to que um acu­sa­do se­ja de­ti­do após ter sua con­de­na­ção con­fir­ma­da em se­gun­do grau, ain­da que pos­sa re­cor­rer a ins­tân­ci­as su­pe­ri­o­res.

O te­ma vol­tou a ser de­ba­ti­do an­tes da pri­são do ex­pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va, no úl­ti­mo dia 7.

O Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral re­jei­tou pe­di­do de ha­be­as cor­pus pre­ven­ti­vo do pe­tis­ta, man­ten­do en­ten­di­men­to de 2016 de que a pri­são po­de ocor­rer já nes­sa fa­se. Al­guns mi­nis­tros da cor­te ten­tam mu­dar o cri­té­rio.

Ou­tros 36% dos en­tre­vis­ta­dos de­fen­dem que a de­ten­ção ocor­ra so­men­te após es­go­ta­das to­das as pos­si­bi­li­da­des de re­cur­so na Jus­ti­ça.

A Ope­ra­ção La­va Ja­to, por seu tur­no, me­re­ceu am­plo en­dos­so dos en­tre­vis­ta­dos.

Oi­ten­ta e qua­tro em ca­da cem elei­to­res jul­gam que as in­ves­ti­ga­ções de­vem con­ti­nu­ar, pois ain­da não cum­pri­ram seu ob­je­ti­vo. Só 12% acham que de­ve­ri­am aca­bar.

A cor­rup­ção vol­tou a ser apon­ta­da co­mo o mai­or pro­ble­ma do país, ci­ta­da por 21% e em­pa­ta­da tec­ni­ca­men­te com a saú­de (19%).

O le­van­ta­men­to mos­tra ain­da que 61% acre­di­tam que co­man­dan­tes mi­li­ta­res po­dem opi­nar pu­bli­ca­men­te so­bre te­mas po­lí­ti­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.