PAI­NEL DO LEI­TOR

Folha De S.Paulo - - Opinião -

A se­ção re­ce­be men­sa­gens pe­lo e-mail lei­tor@gru­po­fo­lha.com.br, pe­lo fax (11) 3223-1644 e no en­de­re­ço al. Ba­rão de Li­mei­ra, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Fo­lha se re­ser­va o di­rei­to de pu­bli­car tre­chos. Elei­ções Em li­nha com o que ocor­reu nas elei­ções mu­ni­ci­pais há dois anos, os vo­tos em bran­co vêm com for­ça nos ce­ná­ri­os sem o ex-pre­si­den­te Lu­la (“Pri­são en­fra­que­ce Lu­la e põe Ma­ri­na perto de Bol­so­na­ro”, Po­der, 15/4). Es­sa apa­tia po­lí­ti­ca na au­sên­cia do prin­ci­pal can­di­da­to do PT é um sin­to­ma da fal­ta de re­pre­sen­ta­ção da nos­sa de­mo­cra­cia, que pa­re­ce au­men­tar com o pas­sar do tem­po. Es­pe­ro que nas ur­nas is­so não abra es­pa­ço pa­ra can­di­da­tos po­pu­lis­tas e de­ma­go­gos.

ALAN MAR­QUES MI­RAN­DA LE­AL

O PT tem de se con­cen­trar no Le­gis­la­ti­vo, on­de es­tá re­pre­sen­ta­do o re­al po­der. Tem de ele­ger de­pu­ta­dos e se­na­do­res em to­dos os es­ta­dos. O Exe­cu­ti­vo não man­da mais na­da.

AN­DRE ZELENKOVAS

Presunção de inocência O mi­nis­tro Ale­xan­dre de Mo­ra­es, do STF, ten­ta eri­gir uma te­se que faz le­tra mor­ta da li­te­ra­li­da­de do ar­ti­go 5º, in­ci­so LVII, da Cons­ti­tui­ção —nin­guém se­rá con­si­de­ra­do cul­pa­do até o trân­si­to em jul­ga­do de sen­ten­ça pe­nal con­de­na­tó­ria. Usa so­fis­ma e não con­ven­ce quem é do ra­mo (“Presunção de inocência e efe­ti­vi­da­de ju­di­ci­al”, Ten­dên­ci­as / De­ba­tes, 15/4).

PAULO SER­GIO RIBEIRO VAREJÃO

Es­pe­ra-se efe­ti­vi­da­de da Jus­ti­ça, o que não ocor­re­rá com pu­ni­ção só após a úl­ti­ma ins­tân­cia pa­ra aque­les que pu­de­rem fa­zer seus pro­ces­sos che­ga­rem lá. Que pre­va­le­ça nas vo­ta­ções a opinião ex­pos­ta pe­lo mi­nis­tro Mo­ra­es.

JO­SÉ LI­NO DA SIL­VA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.