A cor­rup­ção vol­tou a ser apon­ta­da pe­los en­tre­vis­ta­dos

Folha De S.Paulo - - Opinião -

A mai­or par­te dos bra­si­lei­ros apoia a pri­são de réus con­de­na­dos em se­gun­da ins­tân­cia, de acordo com pes­qui­sa do Da­ta­fo­lha. Caiu, po­rém, o nú­me­ro de pes­so­as que acre­di­tam que a cor­rup­ção irá di­mi­nuir no país com a Ope­ra­ção La­va Ja­to.

Pes­qui­sa fei­ta pe­lo ins­ti­tu­to dos di­as 11 a 13 des­te mês mos­tra que 57% dos en­tre­vis­ta­dos con­si­de­ram jus­to que um acu­sa­do se­ja de­ti­do após ter sua con­de­na­ção con­fir­ma­da em se­gun­do grau, ain­da que pos­sa re­cor­rer a ins­tân­ci­as su­pe­ri­o­res.

O te­ma vol­tou a ge­rar po­lê­mi­ca an­tes da pri­são do ex­pre­si­den­te Lu­la, no úl­ti­mo dia 7. A defesa de Lu­la, que já foi jul­ga­do em se­gun­da ins­tân­cia em ja­nei­ro, pe­diu um ha­be­as cor­pus pre­ven­ti­vo no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) ar­gu­men­tan­do que ele ain­da po­de­ria re­ver­ter sua con­de­na­ção no ca­so do trí­plex de Gu­a­ru­já (SP) no Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça ou na pró­pria cor­te su­pre­ma.

Em ses­são no úl­ti­mo dia 4, po­rém, o STF re­jei­tou o pe­di­do, man­ten­do en­ten­di­men­to es­ta­be­le­ci­do des­de 2016 de que a pri­são po­de ocor­rer já nes­sa fa­se. Um gru­po de mi­nis­tros do tri­bu­nal ain­da ten­ta mu­dar es­se cri­té­rio.

Se­gun­do o Da­ta­fo­lha, 36% dos en­tre­vis­ta­dos acre­di­tam que é mais jus­to que uma pes­soa vá pa­ra a pri­são so­men­te após seu pro­ces­so pas­sar por to­das as ins­tân­ci­as ju­di­ci­ais pos­sí­veis. Não sou­be­ram res­pon­der 6%.

A mar­gem de er­ro é de dois pon­tos per­cen­tu­ais, pa­ra mais ou pa­ra me­nos. O Da­ta­fo­lha ou­viu 4.194 pes­so­as em 227 municípios do país.

O apoio ao en­ten­di­men­to da pri­são a con­de­na­dos em se­gun­da ins­tân­cia é mai­or nas re­giões Sul, Su­des­te e Cen­troOes­te. En­tre pes­so­as que de­cla­ra­ram o PT co­mo par­ti­do de pre­fe­rên­cia, a te­se é ven­ci­da: che­ga a ser re­jei­ta­da por 57% dos elei­to­res do ex-pre­si­den­te de­ti­do no Pa­ra­ná .

O Da­ta­fo­lha tam­bém ques­ti­o­nou os en­tre­vis­ta­dos so­bre a cor­rup­ção no Bra­sil após a La­va Ja­to. Dis­se­ram que ela irá di­mi­nuir 37% dos en­tre­vis­ta­dos, an­te 44% em le­van­ta­men­to fei­to em se- tem­bro do ano pas­sa­do.

Pa­ra 51% a cor­rup­ção con­ti­nu­a­rá na mes­ma pro­por­ção de sem­pre —eram 44% na pes­qui­sa an­te­ri­or. Pa­ra 10%, ela irá au­men­tar.

Elei­to­res que de­cla­ram o PSDB co­mo par­ti­do de pre­fe­rên­cia são os que mais acre­di­tam na in­fluên­cia da ope­ra­ção pa­ra di­mi­nuir a cor­rup­ção: 54% de­les dis­se­ram con­cor­dar com es­sa afir­ma­ção. APOIO À LA­VA JA­TO A cor­rup­ção no Bra­sil de­pois da Ope­ra­ção La­va Ja­to... 45 44 7 4 abr.2017 Ope­ra­ção La­va Ja­to de­ve con­ti­nu­ar? De­ve con­ti­nu­ar Qual é o prin­ci­pal pro­ble­ma do país? Cor­rup­ção Saú­de Vi­o­lên­cia/se­gu­ran­ça De­sem­pre­go Edu­ca­ção Co­man­dan­tes mi­li­ta­res po­dem opi­nar so­bre as­sun­tos da po­lí­ti­ca? Sim De­mo­cra­cia x Di­ta­du­ra 62 17 14 co­mo o prin­ci­pal pro­ble­ma do país —é ci­ta­da por 21%. Em si­tu­a­ção de em­pa­te téc­ni­co, a saú­de foi apon­ta­da por 19% dos elei­to­res ou­vi­dos —em no­vem­bro do ano pas­sa­do era o pri­mei­ro item na lis­ta.

O Da­ta­fo­lha tam­bém per­gun­tou aos en­tre­vis­ta­dos se a Ope­ra­ção La­va Ja­to já cum­priu o seu ob­je­ti­vo e de­ve aca­bar ou se ela de­ve con­ti­nu­ar.

Entendem que a ope­ra­ção de­ve con­ti­nu­ar 84%, en­quan­to 12% con­si­de­ram que ela de­ve ser en­cer­ra­da. Não sou­be­ram res­pon­der 4%. 44 set.2017

O apoio à in­ves­ti­ga­ção se man­tém al­to en­tre elei­to­res de Lu­la, com ín­di­ce de 77%.

Em ou­tro item, o ins­ti­tu­to in­for­mou aos en­tre­vis­ta­dos que mais de cem po­lí­ti­cos fo­ram ci­ta­dos em de­la­ções pre­mi­a­das e per­gun­tou quan­tos de­les se­rão pre­sos. Dis­se­ram que a mai­o­ria não se­rá de­ti­da 68%, uma que­da de qua­tro pon­tos per­cen­tu­ais em re­la­ção ao le­van­ta­men­to fei­to um ano atrás. Afir­mam que a mai­o­ria se­rá pre­sa 16%, e 11% acre­di­tam que to­dos se­rão de­ti­dos. (FE­LI­PE BÄCHTOLD)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.