Es­ta­mos na fa­se das oi­ti­vas e in­ves­ti­ga­ção da­qui­lo que veio co­mo ma­te­ri­al pro­ba­tó­rio.

Folha De S.Paulo - - Poder - JO­SÉ MAR­QUES

DE SÃO PAULO

Re­con­du­zi­do por mais dois anos à che­fia do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de São Paulo, o pro­cu­ra­dor-ge­ral de Jus­ti­ça Gianpaolo Smanio afir­ma que é im­por­tan­te in­ves­ti­gar fa­tos da La­va Ja­to no es­ta­do, mes­mo que a Jus­ti­ça de­ci­da que os ca­sos são de com­pe­tên­cia do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral, co­mo acon­te­ceu com Paulo Vi­ei­ra de Sou­za, o Paulo Pre­to, apon­ta­do co­mo ope­ra­dor do PSDB.

Su­ces­sor de Fer­nan­do Grel­la e Mar­cio Eli­as Rosa, que se tor­na­ram se­cre­tá­ri­os de ges­tões tu­ca­nas, Smanio afir­ma que não tem pre­ten­são de ocu­par car­gos no Exe­cu­ti­vo, mas diz que a pos­si­bi­li­da­de não cau­sa pre­juí­zo ins­ti­tu­ci­o­nal ou afe­ta a isen­ção do ór­gão. Fo­lha - O se­nhor se ele­geu com a pro­mes­sa de for­ta­le­cer o com­ba­te à cor­rup­ção e às or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas. De que for­ma is­so vai ser fei­to?

Gianpaolo Smanio - Nós já fi­ze­mos mui­to. Cri­a­mos nú­cle­os de atu­a­ção in­te­gra­da in­ter­na­men­te que re­sul­tou num tra­ba­lho de com­ba­te à cor­rup­ção que se re­ve­lou mui­to im­por­tan­te em Ri­bei­rão Pre­to, na re­gião de Pre­si­den­te Pru­den­te, Há pre­vi­são de re­sul­ta­dos con­cre­tos ain­da es­te ano? Mas a in­ves­ti­ga­ção es­tá em fa­se in­ci­pi­en­te ou avan­ça­da?

É uma fa­se ini­ci­al, de co­lhei­ta de pro­va, tan­to do que veio de Cu­ri­ti­ba quan­to do Su­pre­mo ou dos tri­bu­nais. Es­ta­mos pro­du­zin­do nos­sa in­ves­ti­ga­ção. Os acor­dos ci­vis com a Ode­bre­cht que são fei­tos aqui cri­a­ram al­gum atri­to com Cu­ri­ti­ba, que fe­chou acordo de le­ni­ên­cia?

Não é uma ques­tão de atri­to. É atri­bui­ção e com­pe­tên­cia. Quan­do a atri­bui­ção é do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Es­ta­du­al, nós te­mos que re­a­li­zar o nos- so tra­ba­lho. Nos­so tra­ba­lho sig­ni­fi­ca in­ves­ti­gar, cha­mar as em­pre­sas e fa­zer os acor­dos que se­jam in­te­res­san­tes pa­ra São Paulo. É uma ou­tra abor­da­gem, não tem ne­ces­sa­ri­a­men­te o con­fli­to. Mas o MPF tem se re­cu­sa­do a ce­der es­sas pro­vas nes­se ca­so. Hou­ve al­gu­ma dis­pu­ta?

Não há con­fli­to. É atri­bui­ção. O acordo fe­de­ral tam­bém com­por­ta ques­tões es­ta­du­ais, mas no en­ten­di­men­to do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Es­ta­du­al nós que­re­mos fa­zer a nos­sa in­ves­ti­ga­ção, re­a­li­zar o nos­so tra­ba­lho e nem sem­pre es­se acordo fei­to na área fe­de­ral é im­por­tan­te ou in­te­res­san­te pa­ra

Rei­nal­do Ca­na­to/Folhapress

O pro­cu­ra­dor-ge­ral de Jus­ti­ça de SP, Gianpaolo Smanio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.