Pro­je­to quer isen­ção fis­cal pa­ra te­le­tra­ba­lho

Folha De S.Paulo - - Mundo -

DE SÃO PAULO

Um pro­je­to de lei que de­ve ser apre­sen­ta­do ain­da nes­te ano na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de São Paulo vai pro­por a re­du­ção de tri­bu­tos, co­mo ISS (Im­pos­to So­bre Ser­vi­ços) e IPTU, a em­pre­sas de al­guns se­to­res que per­mi­ti­rem a seus em­pre­ga­dos tra­ba­lha­rem de ca­sa.

En­tre as com­pa­nhi­as be­ne­fi­ci­a­das es­ta­ri­am em­pre­sas de te­le­mar­ke­ting e de ser­vi­ço de help-desk.

In­tro­du­zi­do no Bra­sil em 1997, o te­le­tra­ba­lho só foi re­gu­la­men­ta­do pe­la re­for­ma tra­ba­lhis­ta de 2017.

A ini­ci­a­ti­va do pro­je­to de lei é do ve­re­a­dor Jo­sé Po­li­ce Ne­to (PSD), mem­bro da Co­mis­são de Po­lí­ti­ca Ur­ba­na da Câ­ma­ra. O es­for­ço é pa­ra apre­sen­tar um pri­mei­ro tex­to até 28 de ju­nho e apro­var o pro­je­to até 12 de de­zem­bro.

Em­pre­ga­do­res afir­mam que o te­le­tra­ba­lho, além de di­mi­nuir o tem­po de des­lo­ca­men­to dos tra­ba­lha­do­res, re­du­zi­ria cus­tos, am­pli­a­ria a ofer­ta de mão de obra e es­ti­mu­la­ria eco­no­mi­as lo­cais.

Pa­ra Ser­gio Paulo Gal­lin­do, pre­si­den­te da Bras­s­com (as­so­ci­a­ção de em­pre­sas de tec­no­lo­gia da in­for­ma­ção e co­mu­ni­ca­ção), a pre­fei­tu­ra de­ve pro­mo­ver a re­du­ção de ISS pa­ra que as em­pre­sas cus­tei­em a ado­ção e ma­nu­ten­ção do te­le­tra­ba­lho.

Ele de­fen­de tam­bém in­cen­ti­vos de IPTU ao em­pre­ga­do que usa sua ca­sa co­mo es­cri­tó­rio, “por­que ele es­tá do­an­do um pe­da­ço do seu es­pa­ço pa­ra um be­ne­fí­cio so­ci­al mai­or”.

A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal da Fa­zen­da não tem, até o mo­men­to, po­rém, es­tu­do de vi­a­bi­li­da­de das isen­ções. Otá­vio Car­nei­ro de Sou­za Nas­ci­men­to, che­fe da as­ses­so­ria econô­mi­ca da pas­ta, diz que a Lei de Di­re­tri­zes Or­ça­men­tá­ri­as pa­ra os pró­xi­mos anos já pre­vê R$ 250 mi­lhões em in­cen­ti­vos fis­cais. (AF)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.