Go­ver­no fe­de­ral quer pen­te-fi­no em be­ne­fí­ci­os so­ci­ais

Folha De S.Paulo - - Mercado - CON­TAS PÚ­BLI­CAS

DE BRA­SÍ­LIA - Pre­o­cu­pa­do com a si­tu­a­ção das con­tas pú­bli­cas, o go­ver­no fe­de­ral bus­ca for­ta­le­cer e ace­le­rar a re­vi­são de be­ne­fí­ci­os so­ci­ais.

O Mi­nis­té­rio do Pla­ne­ja­men­to apre­sen­tou nes­ta se­gun­da­fei­ra (16) uma pla­ta­for­ma de cru­za­men­to de in­for­ma­ções de di­ver­sas ba­ses do go­ver­no fe­de­ral.

A ideia é usar o sis­te­ma pa­ra fa­zer um pen­te-fi­no cons­tan­te nas in­for­ma­ções dos be­ne­fi­ciá­ri­os.

“O go­ver­no ho­je tem uma si­tu­a­ção em que pre­ci­sa olhar pa­ra des­pe­sas que ele faz pa­ra ga­ran­tir que os re­cur­sos, ca­da vez mais es­cas­sos, es­te­jam sen­do bem alo­ca­dos”, afir­mou o mi­nis­tro do Pla­ne­ja­men­to, Esteves Col­na­go.

O pro­gra­ma, cha­ma­do Gov­da­ta e fei­to em par­ce­ria com Da­ta­prev e Ser­pro, jun­ta da­dos co­mo os de em­pre­go (Ca­ged e Rais), o con­tro­le de óbi­tos e in­for­ma­ções so­bre as fa­mí­li­as que re­ce­bem o BPC (Be­ne­fí­cio de Pres­ta­ção Con­ti­nu­a­da).

A in­ten­ção, se­gun­do Col­na­go, é re­du­zir de cer­ca de um ano pa­ra 90 di­as o tem­po en­tre a iden­ti­fi­ca­ção do pa­ga­men­to in­de­vi­do e o can­ce­la­men­to.

O BPC é o be­ne­fí­cio as­sis­ten­ci­al pa­go a pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia ou com mais de 65 anos que te­nham ren­da familiar per ca­pi­ta de até 25% do sa­lá­rio mí­ni­mo.

O go­ver­no iden­ti­fi­cou 151 mil be­ne­fi­ciá­ri­os com ren­da aci­ma do cri­té­rio de con­ces­são. O po­ten­ci­al de eco­no­mia é de R$ 1 bi­lhão até o fim de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.