Pa­lá­cio de 1899 vi­ra es­cri­tó­rio de star­tup e es­pa­ço pa­ra em­pre­en­de­dor

Se­de do go­ver­no de SP de 1912 a 1965, Cam­pos Elí­se­os é con­ce­di­do por 5 anos ao Se­brae

Folha De S.Paulo - - Mercado - FI­LI­PE OLI­VEI­RA

O Pa­lá­cio dos Cam­pos Elí­se­os, cons­truí­do no sé­cu­lo 19, foi se­de do go­ver­no de São Paulo de 1912 a 1965. Ago­ra, de­pois de mais de uma dé­ca­da sem uso, vi­rou es­cri­tó­rio de star­tups e es­pa­ço de even­tos so­bre em­pre­en­de­do­ris­mo.

O lo­cal, na área central de São Paulo, es­ta­va de­so­cu­pa­do des­de que a Se­cre­ta­ria de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co, Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ção o dei­xou, em 2006.

Após uma re­for­ma que le­vou qua­tro anos e cus­tou R$ 20 mi­lhões, o es­pa­ço foi con­ce­di­do por cin­co anos ao Se­brae-SP e ba­ti­za­do co­mo Cen­tro Na­ci­o­nal de Re­fe­rên­cia em Em­pre­en­de­do­ris­mo, Tec­no­lo­gia e Eco­no­mia Cri­a­ti­va.

O pa­lá­cio tem 4.000 m² e qua­tro an­da­res.

Por en­quan­to, só um de­les es­tá equi­pa­do, com um es­cri­tó­rio com­par­ti­lha­do com seis va­gas, uma ace­le­ra­do­ra com 11 star­tups man­ti­da pe­lo Se­brae-SP, du­as sa­las pa­ra ca­pa­ci­ta­ções que po­dem re­ce­ber 75 pes­so­as e área ad­mi­nis­tra­ti­va do Se­brae.

Gui­lher­me Ar­ra­di, con­sul­tor de ino­va­ção do Se­brae-SP, diz que o an­dar tér­reo, on­de des­ta­cam-se lus­tres, pi­las­tras, pi­so de ma­dei­ra e pé-di­rei­to al­to, te­rá mu­seu de­di­ca­do à his­tó­ria do cen­tro de São Paulo e à tec­no­lo­gia.

Tam­bém es­tá pre­vis­to um café no sub­so­lo e área de even­tos no pi­so su­pe­ri­or.

Ar­ra­di diz que a in­ser­ção do es­pa­ço de em­pre­en­de­do­ris­mo no cen­tro da ci­da­de con­tri­bui pa­ra a re­vi­ta­li­za­ção da área, que fi­ca a pou­cas qua­dras da cra­co­lân­dia.

O Se­brae-SP pre­vê re­ce­ber 16 mil pes­so­as no pri­mei­ro ano do pa­lá­cio.

As ati­vi­da­des ofe­re­ci­das pe­lo es­pa­ço e o uso dos es­cri­tó­ri­os se­rão gra­tui­tos.

Pa­ra ter aces­so a um pos­to de tra­ba­lho, é pre­ci­so fa­zer ins­cri­ção e en­trar em uma fi­la. Ca­da in­te­res­sa­do po­de tra­ba­lhar ali por até 30 di­as.

Es­se é o ter­cei­ro cen­tro de re­fe­rên­cia man­ti­do pe­lo Se­brae. Tam­bém há um em Ma­to Gros­so de­di­ca­do à sus­ten­ta­bi­li­da­de e ou­tro no Rio de Ja­nei­ro ao ar­te­sa­na­to.

De ins­pi­ra­ção fran­ce­sa, o Pa­lá­cio dos Cam­pos Elí­se­os foi inau­gu­ra­do em 1899 co­mo re­si­dên­cia do ca­fei­cul­tor e po­lí­ti­co Eli­as Pa­che­co Cha­ves.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.