O as­sun­to che­gou

Folha De S.Paulo - - Poder - Da­ni­e­la Li­ma painel@gru­po­fo­lha.com.br

Ci­ro Go­mes (PDT) vai fa­zer um úl­ti­mo ape­lo ao blo­co ca­pi­ta­ne­a­do por PP e DEM na reu­nião des­te sá­ba­do (14), em que as si­glas de­vem de­fi­nir seu ru­mo na elei­ção pre­si­den­ci­al. Ele pe­diu pa­ra fa­lar com os di­ri­gen­tes par­ti­dá­ri­os an­tes da de­li­be­ra­ção. Se­gun­do in­te­gran­tes do gru­po, só de­pois dis­so, já a sós, é que eles vão ten­tar de­ci­dir se ade­rem ao pe­de­tis­ta ou ao no­me dos tu­ca­nos, Ge­ral­do Alck­min. A ex­pec­ta­ti­va é a de que Ci­ro le­ve pro­pos­tas que aju­dem a ca­rac­te­ri­zá-lo co­mo can­di­da­to de cen­tro.

pedra no ca­mi­nho As mai­o­res re­sis­tên­ci­as a Ci­ro es­tão no PRB e no PR. A pri­mei­ra si­gla sim­pa­ti­za mais com Alck­min. A se­gun­da, com Jair Bol­so­na­ro (PSL). Par­te do DEM tam­bém não en­go­le o pe­de­tis­ta, mas nes­te ca­so o em­pe­nho da cú­pu­la po­de ali­nhar a legenda.

meu tem­po Qual­quer que se­ja a de­ci­são, o centrão não pre­ten­de anun­ciá-la nes­te sá­ba­do. A ideia é usar os pró­xi­mos di­as pa­ra apa­rar ares­tas in­ter­nas em ca­da si­gla.

ímã Em­bo­ra re­sis­ta a uma ali­an­ça com Ci­ro, a cú­pu­la do PRB ad­mi­te que, se o PR en­trar no gru­po e o em­pre­sá­rio Jo­sué Alen­car (PR-MG) to­par a va­ga de vi­ce do pe­de­tis­ta, não res­ta­rá ou­tra op­ção a não ser ade­rir a ele.

qua­se lá O co­man­dan­te do PR, Val­de­mar Cos­ta Ne­to, po­rém, deu mais si­nais de que de­ve mes­mo fe­char com Jair Bol­so­na­ro. Ele dis­se nes­ta sex­ta (13) a um ali­a­do que, ho­je, 50% do par­ti­do quer ir com o pre­si­den­ciá­vel do PSL e só 30% com o centrão.

qua­se lá 2 Val­de­mar tem uma con­ver­sa mar­ca­da com o gru­po de Bol­so­na­ro na ter­ça-fei­ra (17).

es­ta­mos aqui A saí­da de Flá­vio Ro­cha (PRB) da dis­pu­ta pe­lo Pla­nal­to ani­mou ali­a­dos de Ge­ral­do Alck­min (PSDB) e Hen­ri­que Mei­rel­les (MDB). Os dois tra­ba­lham pa­ra ten­tar atrair o par­ti­do, in­clu­si­ve ofe­re­cen­do a va­ga de vi­ce ao do­no da Ri­a­chu­e­lo.

não, obri­ga­do Ro­cha, no en­tan­to, tem in­di­ca­do não es­tar disposto a acei­tar a po­si­ção.

se­rá? Ape­sar de Ro­ber­to Jef­fer­son (PTB) ser um dos prin­ci­pais ali­a­dos de Ge­ral­do Alck­min, in­te­gran­tes do PTB vão dis­cu­tir na reu­nião da exe­cu­ti­va do par­ti­do, na quar­ta (18), a pos­si­bi­li­da­de de a si­gla se ali­ar a Mei­rel­les.

ve­ja vo­cê Le­van­ta­men­to fei­to por con­sul­to­res do PT apon­ta que, nas elei­ções de 2012, 2016 e 2014, 109 can­di­da­tos de São Pau­lo con­se­gui­ram par­ti­ci­par da dis­pu­ta mes­mo com re­gis­tro in­de­fe­ri­do. Eles re­cor­re­ram a tri­bu­nais su­pe­ri­o­res.

ve­ja vo­cê 2 Se­gun­do as in­for­ma­ções co­le­ta­das jun­to ao Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Elei­to­ral pau­lis­ta, 60 can­di­da­tos, ou se­ja, 55% dos 109 que ti­ve­ram re­gis­tro in­de­fe­ri­do, con­se­gui­ram re­ver­ter a sentença de­pois do plei­to.

por que não eu? O ad­vo­ga­do Luiz Fernando Pereira, au­tor do es­tu­do do PT, diz que “se eli­mi­na­rem o Lu­la pre­co­ce­men­te, o ex-pre­si­den­te não te­rá a chan­ce de re­ver­ter a ine­le­gi­bi­li­da­de. Chan­ce que de­ram a to­dos em São Pau­lo”.

te­le­gui­a­do A ação em que o MBL pe­de que o Tri­bu­nal Superior Elei­to­ral de­cla­re “des­de já” a ine­le­gi­bi­li­da­de de Lu­la, proi­bin­do seu re­gis­tro na cor­ri­da elei­to­ral e até a ci­ta­ção do no­me do pe­tis­ta em pes­qui­sas elei­to­rais, caiu nas mãos do mi­nis­tro Ad­mar Gon­za­ga.

No pe­di­do, o gru­po que ga­nhou fa­ma ao ca­pi­ta­ne­ar ma­ni­fes­ta­ções pe­lo im­pe­a­ch­ment de Dil­ma Rous­seff ar­gu­men­ta que a ine­le­gi­bi­li­da­de de Lu­la é “evi­den­te”. Ad­mar já de­fen­deu pu­bli­ca­men­te o ve­to “de ofí­cio” a can­di­da­tos que se en­qua­drem na Lei da Fi­cha Lim­pa.

da­ta e ho­ra Ro­dri­go Gar­cia (DEM) se­rá anun­ci­a­do no dia 20 co­mo vi­ce na cha­pa de João Doria (PSDB) ao go­ver­no de SP.

de­ci­di ino­var Doria pas­sou a defender um sis­te­ma de “Par­ce­ria Pú­bli­co-Pú­bli­co”. Se­ria as­sim: pa­ra ti­rar projetos do pa­pel, o go­ver­no di­vi­di­ria com as pre­fei­tu­ras gastos de obras em ro­do­vi­as que não des­per­tem o in­te­res­se da ini­ci­a­ti­va pri­va­da.

O Senado vai se de­bru­çar so­bre os projetos com mui­to cui­da­do. Aumento de des­pe­sa pre­ci­sa de re­ci­pro­ci­da­de de re­cei­ta De Ro­me­ro Ju­cá (MDB-RR), lí­der do go­ver­no no Senado, so­bre a cha­ma­da pau­ta-bom­ba que põe em ris­co a saú­de fis­cal do país

com Thais Ar­bex e Ju­lia Chaib

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.