EUA de­nun­ci­am rus­sos por ata­que hac­ker a democratas

Gru­po é sus­pei­to de in­ter­fe­rir na elei­ção que deu vi­tó­ria a Trump con­tra Hil­lary

Folha De S.Paulo - - Mundo - John Du­ric­ka/ As­so­ci­a­ted Press As­so­ci­a­ted Press As­so­ci­a­ted Press Doug Mills/ As­so­ci­a­ted Press Doug Mills/ As­so­ci­a­ted Press Win McNa­mee/ Reuters Es­te­li­ta Hass Ca­raz­zai

O De­par­ta­men­to de Jus­ti­ça dos EUA apre­sen­tou de­nún­cia, nes­ta sex­ta-fei­ra (13), con­tra agen­tes de in­te­li­gên­cia rus­sos acu­sa­dos de pro­mo­ve­rem um ata­que hac­ker aos com­pu­ta­do­res do Par­ti­do De­mo­cra­ta e da cam­pa­nha de Hil­lary Clin­ton na elei­ção pre­si­den­ci­al de 2016.

É o mais no­vo des­do­bra­men­to da in­ves­ti­ga­ção do FBI so­bre a in­ter­fe­rên­cia da Rús­sia na dis­pu­ta que ele­geu Do­nald Trump –e que pro­me­te cri­ar uma saia jus­ta a mais no en­con­tro en­tre o ame­ri­ca­no e o pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, na se­gun­da-fei­ra (16).

Se­gun­do a de­nún­cia, os 12 rus­sos tra­ba­lha­vam pa­ra o GRU, o de­par­ta­men­to cen­tral de in­te­li­gên­cia do Krem­lin. O ob­je­ti­vo era in­ter­fe­rir nas elei­ções ame­ri­ca­nas.

Eles che­ga­ram, sem su­ces­so, a ten­tar in­va­dir os sis­te­mas dos ór­gãos elei­to­rais que co­man­dam a vo­ta­ção nos es­ta­dos. Em um de­les, os rus­sos con­se­gui­ram rou­bar no­mes, en­de­re­ços, da­ta de nas­ci­men­to e nú­me­ro de do­cu­men­to de 500 mil elei­to­res.

“A in­ter­net per­mi­te a ad­ver­sá­ri­os es­tran­gei­ros ata­ca­rem a Amé­ri­ca de no­vas e ines­pe­ra­das for­mas”, afir­mou o vi­ce-pro­cu­ra­dor-ge­ral dos EUA, Rod Ro­sens­tein.

O De­par­ta­men­to de Jus­ti­ça, po­rém, des­ta­ca que não há no­tí­cia de que os cri­mes te­nham al­te­ra­do o re­sul­ta­do das elei­ções, tam­pou­co de que al­gum ci­da­dão ame­ri­ca­no te­nha se en­vol­vi­do ou sou­bes­se da cons­pi­ra­ção.

Trump, que es­tá em vi­a­gem à Eu­ro­pa e é apon­ta­do co­mo o prin­ci­pal be­ne­fi­ciá­rio da atu­a­ção rus­sa nas elei­ções de 2016, não ha­via se ma­ni­fes­ta­do so­bre a de­nún­cia até a con­clu­são des­ta edi­ção. Ele é crí­ti­co da in­ves­ti­ga­ção do FBI, que cha­ma de uma “ca­ça às bru­xas”, e ne­ga con­luio com os rus­sos.

Mas o re­pu­bli­ca­no que vai in­ter­pe­lar Pu­tin so­bre a in­ter­fe­rên­cia do país no pro­ces­so elei­to­ral dos EUA. “Eu vou perguntar de ma­nei­ra fir­me so­bre is­so”, dis­se, nes­ta sex­ta.

De acor­do com a de­nún­cia, a in­fil­tra­ção dos rus­sos nos com­pu­ta­do­res e nas con­tas democratas te­ria atin­gi­do mem­bros da cam­pa­nha de Hil­lary Clin­ton, in­cluin­do seu co­or­de­na­dor, as­sim co­mo com­pu­ta­do­res do di­re­tó­rio na­ci­o­nal dos democratas.

O ma­te­ri­al co­lhi­do foi di­vul­ga­do em um si­te cha­ma­do DC­le­aks.com, que se di­zia man­ti­do por “hack­ti­vis­tas ame­ri­ca­nos”.

Os agen­tes cri­a­ram per­fis fal­sos em re­des so­ci­ais pa­ra pro­pa­gar o ma­te­ri­al e en­tra­ram em con­ta­to com re­pór­te­res ame­ri­ca­nos, en­vi­an­do do­cu­men­tos —in­clu­si­ve a uma pes­soa que ti­nha con­ta­to com a cam­pa­nha de Trump.

Uma das es­tra­té­gi­as era “pro­mo­ver o con­fron­to” en­tre Hil­lary e Ber­nie San­ders, que dis­pu­tou a can­di­da­tu­ra dos democratas, a fim de “au­men­tar as chan­ces de Trump”, se­gun­do emails co­lhi­dos pe­la in­ves­ti­ga­ção.

A de­nún­cia acu­sa os rus­sos de 11 cri­mes, en­tre eles, cri­me con­tra os EUA por meio de ope­ra­ções ci­ber­né­ti­cas, roubo de iden­ti­da­de e la­va­gem de di­nhei­ro.

Em no­ta, o par­ti­do de­mo­cra­ta in­for­mou que es­se foi “um ata­que con­tra elei­to­res ame­ri­ca­nos”.

“Is­so não é uma ca­ça às bru­xas”, de­cla­rou Tom Pe­rez, pre­si­den­te do Co­mi­tê Na­ci­o­nal De­mo­cra­ta. “Os es­for­ços do Krem­lin pa­ra per­tur­bar o pro­ces­so elei­to­ral têm gra­ves im­pli­ca­ções na de­mo­cra­cia.”

2008 Ge­or­ge W. Bush e sua es­po­sa, Laura, fo­ram re­ce­bi­dos pe­la mo­nar­ca no Castelo de Wind­sor

1976 Eli­za­beth 2ª faz no­va visita aos EUA, des­ta vez sen­do re­cep­ci­o­na­da por Ge­rald Ford

Lewis Whyld/ As­so­ci­a­ted Press

2011

Ba­rack Oba­ma e a pri­mei­ra­da­ma, Mi­chel­le, fo­ram vi­si­tar a rai­nha em Lon­dres

1977 Jimmy Car­ter se reu­niu com a rai­nha e o co­le­ga fran­cês, Va­lé­rie Gis­card d’Es­taing

1989 Ge­or­ge

H. W. Bush es­te­ve com a mo­nar­ca em Lon­dres; dois anos de­pois, ela iria aos EUA

1982 Foi a pri­mei­ra vez que Ro­nald Re­a­gan es­te­ve com a rai­nha, em visita a Lon­dres

1994 Bill Clin­ton foi re­ce­bi­do em Lon­dres pe­la rai­nha, nos 50 anos do Dia D da 2ª Guer­ra Mun­di­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.