Choque de Cul­tu­ra vai vi­rar li­vro

Folha De S.Paulo - - Ilustrada - Mau­rí­cio Mei­re­les mau­ri­cio.mei­re­les@gru­po­fo­lha.com.br

Ro­ge­ri­nho do In­gá, Mau­rí­lio dos An­jos, Ju­li­nho da Van e Re­nan, os pro­ta­go­nis­tas do pro­gra­ma on­li­ne de hu­mor Choque de Cul­tu­ra, vão exi­bir seu co­nhe­ci­men­to ci­ne­ma­to­grá­fi­co em um li­vro.

Os ato­res e ro­tei­ris­tas Cai­to Ma­ni­er, Daniel Fur­lan, Le­an­dro Ra­mos e Raul Che­quer, jun­to ao di­re­tor da sé­rie e ou­tros mem­bros da equi­pe, aca­bam de fe­char um con­tra­to com a Ga­le­ra Re­cord.

Os prin­ci­pais no­mes do trans­por­te al­ter­na­ti­vo do país —co­mo os per­so­na­gens se de­fi­nem— pre­pa­ram uma obra com su­as bi­o­gra­fi­as, aná­li­ses de fil­mes clás­si­cos e um glos­sá­rio de ci­ne­ma as­si­na­do por Mau­rí­lio. O lan­ça­men­to se­rá em no­vem­bro.

kaf­ka É a To­da­via que vai pu­bli­car “Kaf­ki­a­nas”, li­vro iné­di­to dei­xa­do por El­vi­ra Vig­na, mor­ta há um ano. Na obra ju­ve­nil, mas que po­de ser li­da por to­das as ida­des, a au­to­ra faz re­lei­tu­ras de Kaf­ka, o que in­clui mes­mo tex­tos mais vi­o­len­tos co­mo “O Abu­tre”.

ser­ra O edi­tor Van­der­ley Men­don­ça se­rá o cu­ra­dor da no­va edi­ção da Fei­ra Li­te­rá­ria da Man­ti­quei­ra. Já es­tão con­fir­ma­dos au­to­res co­mo Mil­ton Ha­toum e Pau­lo Lins.

crí­ti­ca O crí­ti­co li­te­rá­rio Luiz Cos­ta Li­ma pu­bli­ca­rá um no­vo li­vro, pe­la edi­to­ra Re­li­cá­rio. “Li­mi­te” ex­pan­di­rá as re­fle­xões que o au­tor fez nos anos 1980 em “Mí­me­sis e Mo­der­ni­da­de”.

do cir­co A edi­to­ra mi­nei­ra tam­bém lan­ça no Bra­sil, em 2019, uma edi­ção com os ver­sos da po­e­ta ro­me­na Agla­ja Ve­te­ranyi, que es­cre­via em ale­mão, em tra­du­ção de Fabiana Mac­chi.

do cir­co 2 Fi­lha de uma pa­lha­ço com uma acro­ba­ta, a po­e­ta fu­giu da di­ta­du­ra de Ni­co­lae Ce­aușes­cu, no fim dos anos 1960, e se fi­xou em Zu­ri­que, em 1977. A au­to­ra se ma­tou em 2002, aos 40 anos.

mo­der­nis­mo Já a Ka­lin­ka pre­pa­ra pa­ra bre­ve uma edi­ção de “A Cid­de N” (1935), obra úni­ca do rus­so Le­o­nid Dobýt­chin — au­tor que se ma­tou, em 1936, após acu­saão de ser for­ma­lis­ta, nu­ma épo­ca em que o re­gi­me so­vié­ti­co per­se­guia o for­ma­lis­mo. Nar­ra­da por uma cri­an­ça e com lin­gua­gem mo­der­nis­ta, a obra de ele­men­tos bi­o­grá­fi­cos te­rá tra­du­ção de Mois­sei Moun­ti­an.

flip Nes­te ano, o pro­gra­ma im­pres­so da Flip se­rá ven­di­do em vez de dis­tri­buí­do. Ele tra­rá cin­co en­sai­os iné­di­tos so­bre Hil­da Hilst pro­du­zi­dos pa­ra o even­to. São tex­tos de Eli­a­ne Ro­bert Moraes, Ma­ria Esther Ma­ci­el, Claudio Wil­ler, en­tre ou­tros.

Divulgação

MÍ­DIA Pá­gi­na de ‘O Meio É a Mas­sa­gem’, de Marshal McLuhan em co­au­to­ria com o de­sig­ner Qu­en­tin Fi­o­re, que traz uma sín­te­se das idei­as do teó­ri­co da co­mu­ni­ca­ção e sai pe­la Ubu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.