Coleção Fo­lha pa­ra cri­an­ças apre­sen­ta adap­ta­ção de ‘Ai­da’, de Giuseppe Ver­di

Folha De S.Paulo - - Ilustrada - Cris­ti­a­ne Mar­tins

O 23º vo­lu­me da Coleção Fo­lha Con­cer­tos e Ópe­ras pa­ra Cri­an­ças, que che­ga às ban­cas no do­min­go (22/7), apre­sen­ta ao pe­que­no lei­tor uma ver­são adap­ta­da da ópe­ra “Ai­da”, uma das mais co­mo­ven­tes do ro­man­tis­mo.

A pro­ta­go­nis­ta da clás­si­ca obra do ita­li­a­no Giuseppe Ver­di é uma prin­ce­sa etío­pe que foi es­cra­vi­za­da pe­los egíp­ci­os em meio a uma guer­ra en­tre os dois po­vos.

Ra­da­més, um va­len­te mi­li­tar do Egi­to, aca­ba se apai­xo­nan­do pe­la pri­si­o­nei­ra e fi­lha do lí­der ri­val. Na tra­ma, o co­ra­ção da pro­ta­go­nis­ta se mos­tra di­vi­di­do en­tre a no­va pai­xão e seu pai.

O amor fren­te as ad­ver­si­da­des, o ciú­me e a per­se­ve­ran­ça são al­guns dos prin­ci­pais te­mas abor­da­dos na ópe­ra, cu­jo li­bre­to as­si­na­do é por Antonio Ghis­lan­zo­ni.

A obra, que es­tre­ou no Cairo em 1871, in­te­gra o gê­ne­ro grand ópe­ra, no­me da­do a pe­ças de te­má­ti­ca his­tó­ri­ca com di­ver­sos per­so­na­gens, ce­ná­ri­os es­pe­ta­cu­la­res e nu­me­ro­sa es­tru­tu­ra or­ques­tral.

“Ai­da” foi exe­cu­ta­da nos pal­cos mais im­por­tan­tes do mun­do, co­mo o Te­a­tro alla Sca­la, de Mi­lão. Ali, o pú­bli­co gos­tou tan­to do que viu que Ver­di su­biu 32 ve­zes ao pal­co pa­ra re­ce­ber os aplau­sos.

Além do li­vro, o 23º vo­lu­me da coleção in­clui um CD com uma gra­va­ção da ópe­ra exe­cu­ta­da pe­la Or­ques­tra Sinfô­ni­ca Na­ci­o­nal da Irlanda, sob re­gên­cia do ame­ri­ca­no Ri­co Sac­ca­ni (1923-2015).

A ver­são ilus­tra­da da obra de Ver­di apresentada ao pe­que­no lei­tor nes­ta edi­ção da Coleção Fo­lha ofe­re­ce ati­vi­da­des lú­di­cas e tam­bém ex­pli­ca a re­la­ção en­tre tre­chos da his­tó­ria e fai­xas do ál­bum.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.