Folha de S.Paulo

Falso recato

-

As ideias feministas que perpassara­m “Casa de Bonecas”, ainda em fins do século 19, ganharam mais força numa releitura contemporâ­nea da peça do norueguês Henrik Ibsen.

Em “Casa de Bonecas – Parte 2”, o dramaturgo americano Lucas Hnath imagina um retorno da protagonis­ta da história, 15 anos depois. No original de Ibsen, uma crítica ao casamento burguês, Nora Helmer faz um empréstimo em segredo para salvar o marido. Mas acaba humilhada por ele e abandona a sua casa e os três filhos.

Hnath recria Nora como uma escritora de sucesso, autora de livros feministas. Apesar da liberdade conquistad­a, ela depende do marido para conseguir o divórcio —à época, algo fácil se feito por vontade do homem— e volta a sua casa para pedir a separação.

O texto ganha agora uma montagem brasileira, dirigida por Regina Galdino e com Marília Gabriela (Nora), Luciano Chirolli, Eliana Guttman e Clarissa Kiste no elenco.

/Sesc Consolação. Teatro Anchieta. R. Dr. Vila Nova, 245. Qui. a sáb.: 21h. Dom. e feriado (7/9): 18h. Sessões extras (24 e 31/8): 15h. Até 9/9. 100 min. 14 anos. Ingr.: R$ 12aR $ 40

 ??  ?? Clarissa Kiste e Marília Gabriela releem Ibsen
Clarissa Kiste e Marília Gabriela releem Ibsen

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil