Folha de S.Paulo

ARTE DE MULHER

Mostra na Pinacoteca reúne trabalhos de 120 artistas latinas

- Úrsula Passos

Nos anos 1980, o grupo de ativistas feministas Guerrilla Girls espalhou cartazes por Nova York denunciand­o o pouco espaço para obras de mulheres em galerias e museus.

Então, menos de 3% dos trabalhos em exposição no maior museu da cidade, o Metropolit­an, eram de mulheres, mas 83% dos nus pendurados em suas paredes eram femininos.

Aqueles que experiment­arem ir ao Louvre ou abrir um livro de história da arte verão que, embora muito representa­da nos quadros emoldurado­s, poucas são as mulheres nas etiquetas e legendas das obras.

A partir do próximo sábado (18), porém, será possível ver que, ainda que tenham pouco espaço para serem vistas, as mulheres artistas têm trabalhado —e muito.

A exposição “Mulheres Radicais: Arte Latino-Americana, 1960-1985”, que já passou por Los Angeles e Nova York, exibe 280 obras de arte de 120 artistas latinas, de 15 países.

São fotografia­s, vídeos, pinturas, desenhos, objetos, esculturas, gravuras, registros de performanc­es, colagens e instalaçõe­s feitas entre 1960 e 1985, período crítico politicame­nte na América Latina e impor-

tante para as conquistas femininas.

Assim, perpassam quase todos os trabalhos as críticas sociais e políticas e o uso do corpo da mulher como meio de expressão, em uma época marcada também por experiment­ações artísticas radicais.

Algumas das artistas mais notáveis do século 20 estão representa­das ali, como as brasileira­s Lygia Pape e Anna Maria Maiolino, a chilena Cecilia Vicuña, a cubana Ana Mendieta, a colombiana Beatriz Gonzalez e a argentina Marta Minujín.

/Pina_Luz - Pça. da Luz, 2, Bom Retiro, tel. 3324-1000. Seg. e qua. a dom.: 10h às 17h30. Até 19/11. Ingr.: R$ 6. Sáb.: grátis.

 ??  ??
 ??  ?? Ao lado, fotos da série ‘Marcados’ (1981-83), da fotógrafa Claudia Andujar; abaixo, pintura sem título de Wanda Pimentel, de 1968
Ao lado, fotos da série ‘Marcados’ (1981-83), da fotógrafa Claudia Andujar; abaixo, pintura sem título de Wanda Pimentel, de 1968
 ??  ??
 ??  ?? ‘Caixa de Fazer Amor’ (1967), de Teresinha Soares
‘Caixa de Fazer Amor’ (1967), de Teresinha Soares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil