Sus­pei­tos de en­ve­ne­na­men­to têm elo com Kremlin, diz jor­nal

Folha de S.Paulo - - Mundo -

Do­cu­men­tos re­ve­la­dos por jor­na­lis­tas nes­te sá­ba­do (15) in­di­cam que sus­pei­tos de usar o agen­te neu­ro­tó­xi­co No­vit­chok em Sa­lis­bury (In­gla­ter­ra) para ten­tar ma­tar um exes­pião têm la­ço com o Mi­nis­té­rio da De­fe­sa rus­so.

As au­to­ri­da­des bri­tâ­ni­cas acu­sa­ram, no dia 5 de setembro, Alexander Pe­trov e Rus­lan Boshi­rov de cons­pi­ra­ção para as­sas­si­nar Sergei e Yu­lia Skripal e o de­te­ti­ve-sar­gen­to Nick Bai­ley. O ex-es­pião rus­so e a fi­lha foram en­con­tra­dos em co­lap­so no dia 4 de mar­ço, e o po­li­ci­al fi­cou do­en­te após ten­tar aju­dá-los.

Os pro­mo­to­res dizem que Pe­trov e Boshi­rov tra­ba­lham para a in­te­li­gên­cia mi­li­tar rus­sa, fa­to que o presidente Vla­di­mir Pu­tin nega. Mas o pas­sa­por­te de um de­les traz mar­ca­do “se­cre­to” e um número de te­le­fo­ne com o pe­di­do “Não dê in­for­ma­ções”.

O número, des­co­ber­to pe­lo jor­nal Ob­ser­ver, é da re­cep­ção do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa da Rússia, on­de um fun­ci­o­ná­rio se ne­gou a fa­lar.

Os da­dos e os do­cu­men­tos dos sus­pei­tos foram pu­bli­ca­dos pe­la Bel­ling­cat, pla­ta­for­ma on­li­ne ini­ci­a­da com in­ves­ti­ga­ções so­bre os ata­ques na Síria, e pe­la agên­cia rus­sa The In­si­der. Am­bos os si­tes também se es­pe­ci­a­li­za­ram em des­co­brir in­for­ma­ções so­bre sol­da­dos rus­sos ati­vos na Ucrânia desde 2014.

Uma pá­gi­na so­bre Pe­trov ob­ti­da pe­las agências de no­tí­ci­as traz pouca in­for­ma­ção bi­o­grá­fi­ca e nenhum da­do an­tes de 2009. Es­pe­ci­a­lis­tas dizem que is­so é ra­ro para um ho­mem de 39 anos, e que o departamento que emi­tiu seu pas­sa­por­te só o faz para fun­ci­o­ná­ri­os do go­ver­no.

O Mi­nis­té­rio das Relações Ex­te­ri­o­res rus­so re­jei­tou o re­la­tó­rio e in­for­mou crer que o Bel­ling­cat tem la­ços com a in­te­li­gên­cia oci­den­tal. Na se­ma­na pas­sa­da, dois sus­pei­tos dis­se­ram à TV rus­sa que vi­si­ta­ram Sa­lis­bury nas fé­ri­as, mas ne­ga­ram tra­ba­lhar para a in­te­li­gên­cia rus­sa.

Nes­te sá­ba­do (15), a Suí­ça in­for­mou ter pren­di­do dois rus­sos que ten­ta­ram in­va­dir o la­bo­ra­tó­rio Spi­ez, que ana­li­sa pro­vas do ca­so Skripal, e por ten­tar ata­car ser­vi­do­res da Agên­cia Mun­di­al An­ti­do­ping. A Rússia nega li­ga­ção com os ca­sos. INUN­DA­ÇÃO

Ste­ve Hel­ber/AP

Uma ca­mi­nho­ne­te tra­fe­ga em es­tra­da ala­ga­da em Hy­de County, es­ta­do ame­ri­ca­no da Ca­ro­li­na do Norte, após o fu­ra­cão Flo­ren­ce atin­gir a re­gião. Fu­ra­cão cau­sou 8 mor­tes e inú­me­ros pon­tos de inun­da­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.