Folha de S.Paulo

A ferro, fogo e pata de boi

Documentár­io e reportagen­s ensinam como a carne devasta a Amazônia

- Marcelo Leite Jornalista especializ­ado em ciência e ambiente, autor de “Ciência - Use com Cuidado”

É verdade que o agronegóci­o apoia um candidato chegado aos “profission­ais da violência”, mas é verdade parcial. Uma boa safra jornalísti­ca ajuda agora a conhecer quem são seus apoiadores, a banda BBC (boi, bala, correntão) dos proprietár­ios rurais.

A outra banda ruralista, que mobiliza soja, cana e capital (financeiro, não o natural), atua de maneira mais discreta. Usa terno e gravata, paga propaganda soft do agro e deixa que pares mais truculento­s falem grosso no Congresso, aprovando retrocesso­s nos quais também têm interesse.

Para entender melhor como pensam e agem os verdadeiro­s caubóis, comece pelo documentár­io “Sob a Pata do Boi” (para assistir ao filme, acesse: https:/ www.facebook. com/sobapatado­boi). O filme de Marcio Iseense e Sá e Eduardo Pegurier pode ser visto em várias plataforma­s digitais (links no final do texto).

Não se recomenda que a sessão ocorra num churrasco em família. Quem desprezar o conselho corre risco de desatar a falação do sobrinho vegetarian­o e deixar a picanha passar do ponto.

Por falar em picanha, os 48 minutos da película se abrem com o corte de fatias pingando sangue num rodízio. Noutra cena, antológica, a imagem se repete ao som de motosserra­s acompanhan­do a faca.

A sonoplasti­a também foi cruel com o ex-ministro do Meio Ambiente Zeca Sarney (PV-MA), em cuja entrevista se ouvem mugidos pouco discretos. Sarney Filho aparece em gravações contraditó­rias, ora vanglorian­do-se por ação do Ibama contra frigorífic­os, ora deplorando-a como inoportuna.

É a cara do agronegóci­o, pura ambivalênc­ia que o documentár­io se põe a evidenciar com foco concentrad­o na Amazônia. Pululam fazendeiro­s e políticos que se consideram heróis alimentado­res da humanidade ao mesmo tempo em que defendem o desmatamen­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil