A fer­ro, fo­go e pa­ta de boi

Do­cu­men­tá­rio e re­por­ta­gens en­si­nam co­mo a car­ne de­vas­ta a Amazô­nia

Folha de S.Paulo - - Ambiente - Mar­ce­lo Leite Jornalista especializado em ci­ên­cia e ambiente, au­tor de “Ci­ên­cia - Use com Cuidado”

É ver­da­de que o agro­ne­gó­cio apoia um can­di­da­to chegado aos “pro­fis­si­o­nais da violência”, mas é ver­da­de par­ci­al. Uma boa sa­fra jor­na­lís­ti­ca ajuda ago­ra a co­nhe­cer quem são seus apoi­a­do­res, a ban­da BBC (boi, ba­la, cor­ren­tão) dos pro­pri­e­tá­ri­os ru­rais.

A ou­tra ban­da ru­ra­lis­ta, que mo­bi­li­za so­ja, cana e ca­pi­tal (financeiro, não o na­tu­ral), atua de ma­nei­ra mais dis­cre­ta. Usa ter­no e gra­va­ta, paga pro­pa­gan­da soft do agro e dei­xa que pa­res mais tru­cu­len­tos fa­lem gros­so no Con­gres­so, apro­van­do re­tro­ces­sos nos quais também têm interesse.

Para en­ten­der me­lhor co­mo pen­sam e agem os ver­da­dei­ros cau­bóis, co­me­ce pe­lo do­cu­men­tá­rio “Sob a Pa­ta do Boi” (para as­sis­tir ao fil­me, aces­se: https:/ www.fa­ce­bo­ok. com/so­ba­pa­ta­do­boi). O fil­me de Mar­cio Ise­en­se e Sá e Edu­ar­do Pe­gu­ri­er pode ser visto em várias pla­ta­for­mas di­gi­tais (links no fi­nal do tex­to).

Não se re­co­men­da que a ses­são ocor­ra num chur­ras­co em fa­mí­lia. Quem des­pre­zar o con­se­lho cor­re ris­co de de­sa­tar a fa­la­ção do so­bri­nho ve­ge­ta­ri­a­no e dei­xar a pi­ca­nha pas­sar do pon­to.

Por fa­lar em pi­ca­nha, os 48 mi­nu­tos da pe­lí­cu­la se abrem com o cor­te de fa­ti­as pin­gan­do san­gue num ro­dí­zio. Nou­tra ce­na, an­to­ló­gi­ca, a ima­gem se re­pe­te ao som de mo­tos­ser­ras acom­pa­nhan­do a fa­ca.

A so­no­plas­tia também foi cruel com o ex-mi­nis­tro do Meio Ambiente Ze­ca Sar­ney (PV-MA), em cu­ja en­tre­vis­ta se ou­vem mu­gi­dos pou­co dis­cre­tos. Sar­ney Fi­lho apa­re­ce em gra­va­ções con­tra­di­tó­ri­as, ora van­glo­ri­an­do-se por ação do Iba­ma con­tra fri­go­rí­fi­cos, ora de­plo­ran­do-a co­mo ino­por­tu­na.

É a ca­ra do agro­ne­gó­cio, pu­ra am­bi­va­lên­cia que o do­cu­men­tá­rio se põe a evi­den­ci­ar com fo­co con­cen­tra­do na Amazô­nia. Pu­lu­lam fa­zen­dei­ros e po­lí­ti­cos que se con­si­de­ram he­róis ali­men­ta­do­res da hu­ma­ni­da­de ao mes­mo tem­po em que de­fen­dem o des­ma­ta­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.