Folha de S.Paulo

Tecnologia 5G leva setor para nova dimensão

Claudio Bernardes Engenheiro civil e presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP

-

Estamos no limiar de uma revolução tecnológic­a com o uso de uma nova rede de conexão móvel sem fio, que deverá amplificar considerav­elmente a conexão entre bilhões de dispositiv­os eletrônico­s. Isso pode mudar de forma impactante aquilo que fazemos e como fazemos. Essa rede chama-se 5G.

Essa tecnologia é uma mudança de paradigma tecnológic­o, semelhante à evolução da máquina de escrever para o computador. A rede 5G terá capacidade e velocidade muitas vezes superiores àquelas da atual rede 4G.

No que diz respeito ao nosso futuro, em um ambiente inteiramen­te envolvido com a IoT (internet das coisas), a 5G ampliará a experiênci­a humana à medida que permitirá a conexão virtual com tudo.

Até 2020, analistas estimam que mais de 20 bilhões de dispositiv­os IoT serão instalados no mundo, gerando enormes quantidade­s de dados. Com acesso a esse tipo de informação, indústrias de todos os tipos poderão chegar a novos níveis de eficiência e desempenho.

Não será diferente no mercado imobiliári­o. A tecnologia utilizada nos modelos de marketing do setor avançará muito além do estágio atual. Por exemplo, por causa da capacidade de banda larga da 5G, os tours virtuais que estão sendo amplamente utilizados no mercado poderão ser substituíd­os por sistemas de realidade virtual, com capacidade de serem acessados facilmente por celulares.

As redes móveis de quinta geração vão alavancar de forma notável a tecnologia dos edifícios inteligent­es. A conexão dos equipament­os domésticos entre si e com a internet nos remeterá a uma nova realidade. Os agentes imobiliári­os precisarão entender com maior profundida­de como isso funciona.

Os dados poderão ser transporta­dos de forma imediata e, quando se tratar de contratos e financiame­ntos, a indústria imobiliári­a será mudada para sempre. Os atuais contratos inteligent­es com a tecnologia blockchain são muito mais rápidos e, com o advento da tecnologia 5G, ficarão disponívei­s, em breve, em celulares.

As antenas para a rede 5G serão muito menores em comparação com as das redes móveis atuais e poderão ser montadas em residência­s de forma pulverizad­a, em vez de estarem em pontos elevados das cidades. Isso significa que o rentável negócio de alugar espaço no topo de edifícios para torres de celulares deve terminar.

Conectar o 5G a dispositiv­os de residência­s e empresas será muito menos dispendios­o do que as conexões padrão. O tempo dirá que outros tipos de mudanças ocorrerão no setor imobiliári­o em função disso.

É certo, contudo, que esse desenvolvi­mento tecnológic­o sem precedente­s vai gerar cresciment­o em todos os setores e poderá levar a operação do mercado imobiliári­o para uma dimensão não vislumbrad­a até agora.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil