Cri­se na Argentina ame­a­ça paí­ses vi­zi­nhos com ‘efei­to der­ra­me’, diz FMI

Aler­ta foi fei­to por di­re­tor da en­ti­da­de, que co­bra apro­va­ção do Or­ça­men­to com dé­fi­cit ze­ro em 2019

Folha de S.Paulo - - Mercado - Syl­via Co­lom­bo

A cri­se argentina po­de­rá pro­vo­car “um efei­to de der­ra­me pa­ra os paí­ses vi­zi­nhos”, se­gun­do o FMI (Fun­do Mo­ne­tá­rio In­ter­na­ci­o­nal).

Es­se im­pac­to ne­ga­ti­vo na re­gião po­de­rá ocor­rer ca­so o Or­ça­men­to de 2019, cu­jo ob­je­ti­vo é re­du­zir o dé­fi­cit fis­cal ar­gen­ti­no a ze­ro, não for apro­va­do pe­lo Con­gres­so, e se a atu­al re­ces­são do país se agra­var ain­da mais.

Es­tas fo­ram as pa­la­vras de Ni­gel Chalk, di­re­tor res­pon­sá­vel pe­lo he­mis­fé­rio oci­den­tal no FMI e su­per­vi­sor da Argentina na en­ti­da­de.

Ele apre­sen­tou, nes­ta sex­ta­fei­ra (12), em Bali, um resu­mo da si­tu­a­ção do país.

Pa­ra evi­tar es­se ce­ná­rio, diz Chalk, “tal­vez se­ja ne­ces­sá­rio repensar a po­lí­ti­ca de ajus­tes”.

Na ter­ça-fei­ra (9), foi di­vul­ga­do um no­vo cál­cu­lo de re­du­ção de cres­ci­men­to do PIB (Pro­du­to In­ter­no Bru­to) da Argentina pa­ra 2018, de -2,6%.

A pre­vi­são ini­ci­al do go­ver­no era de au­men­to de 2% da eco­no­mia nes­te ano.

O FMI rei­te­rou sua con­fi­an­ça na re­cu­pe­ra­ção da Argentina, país pa­ra o qual li­be­rou uma li­nha de cré­di­to de US$ 57 bi­lhões (R$ 213,5 bi­lhões).

O or­ga­nis­mo mul­ti­la­te­ral, po­rém, re­co­nhe­ce que há di­fi­cul­da­des por par­te do país vi­zi­nho de cum­prir as me­tas, en­tre elas, além da re­du- ção do dé­fi­cit fis­cal, a di­mi­nui­ção da in­fla­ção.

O Fun­do cal­cu­la que, em 2018, a Argentina fe­cha­rá com uma in­fla­ção de en­tre 40% e 45%, quan­do a me­ta do go­ver­no era de 15%.

O in­for­me do FMI che­ga em um dia ten­so, em que o go­ver­no anun­cia que os au­men­tos de gás se­rão mai­o­res do que o an­te­ci­pa­do, e che­ga­rá a 35%.

Nos pró­xi­mos di­as, pre­pa­ram-se anún­ci­os no au­men­to do transporte e do IVA (Im­pos­to de Va­lor Agre­ga­do, cor­res­pon­den­te ao Im­pos­to so­bre Cir­cu­la­ção de Mer­ca­do­ri­as e Ser­vi­ços do Bra­sil, o ICMS, do Bra­sil).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.