Após crí­ti­cas de Trump, Te­sou­ro dos EUA res­pal­da Fed

Folha de S.Paulo - - Mercado -

O se­cre­tá­rio do Te­sou­ro ame­ri­ca­no, Ste­ven Mnu­chin, afir­mou nes­ta sex­ta­fei­ra (12) que a eco­no­mia dos Es­ta­dos Uni­dos con­ti­nua for­te e que o re­cen­te de­clí­nio no mer­ca­do de ações foi “ape­nas uma cor­re­ção na­tu­ral”.

De­pois de dois di­as de que­das acen­tu­a­das nos mer­ca­do­sa­ci­o­ná­ri­os­dosEUAe­do mun­do por cau­sa do au­men­to das ta­xas de ju­ros e dos con­fli­tos co­mer­ci­ais, Mnu­chin dis­se que os mer­ca­dos “ten­dem a ir lon­ge de­mais em am­bas as di­re­ções” e te­rão cor­re­ções na­tu­rais.

O se­cre­tá­rio ame­ri­ca­no do Te­sou­ro afir­mou ain­da que o pre­si­den­te do Fe­de­ral Re­ser­ve (Fed, o ban­co cen­tral ame­ri­ca­no), Je­ro­me Powell, for­te­men­te cri­ti­ca­do pe­lo pre­si­den­te Do­nald Trump, “faz um bom tra­ba­lho”.

“O pre­si­den­te ado­ra ju­ros bai­xos, mas res­pei­ta a in­de­pen­dên­cia do Fed”, dis­se Mnu­chin de­pois de Trump afir- mar que o Fed es­ta­va “co­me­ten­do um gran­de er­ro” com o au­men­to da ta­xa de ju­ros e que a ins­ti­tui­ção en­lou­que­ceu.

“O pre­si­den­te es­tá pre­o­cu­pa­do que o Fed au­men­te as ta­xas mui­to ra­pi­da­men­te e afe­te a eco­no­mia, es­sas são pre­o­cu­pa­ções na­tu­rais”, dis­se.

“Acho que Jay [Powell] faz um tra­ba­lho mui­to bom”, afir­mou Mnu­chin.

A de­cla­ra­ção ocor­re após crí­ti­cas por par­te do pre­si­den­te Trump à atu­a­ção do Fed.

Na quin­ta-fei­ra (11), ele afir­mou que o ór­gão es­ta­va “fo­ra de con­tro­le”.

So­bre a dis­pu­ta co­mer­ci­al en­tre EUA e Chi­na, Mnu­chin ex­pres­sou sua pre­o­cu­pa­ção com a fra­gi­li­da­de da moeda chi­ne­sa, o yu­an, a Yi Gang, pre­si­den­te do Ban­co Cen­tral chi­nês, du­ran­te o encontro de Bali.

Mnu­chin in­di­cou que te­ve uma dis­cus­são cons­tru­ti­va so­bre a moeda com Gang no âm­bi­to do even­to.

“A de­bi­li­da­de da moeda [chi­ne­sa] me pre­o­cu­pa. Ex­pres­sei is­so a eles”, afir­mou Mnu­chin, que ga­ran­tiu que as au­to­ri­da­des chi­ne­sas “dei­xa­ram cla­ro que não bus­cam uma mai­or de­pre­ci­a­ção”.

Mnu­chin ain­da con­fir­mou a dis­po­si­ção das du­as par­tes em co­or­de­nar uma reu­nião en­tre o pre­si­den­te ame­ri­ca­no, Do­nald Trump, e o lí­der chi­nês, Xi Jin­ping.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.