Trans­for­me um es­pa­ço pe­que­no em sa­la de ci­ne­ma

So­bre­mo­rar

Folha de S.Paulo - - Sobrerodas -

Com­pos­to de vá­ri­as cai­xas de som dis­tri­buí­das pe­lo am­bi­en­te, o ho­me the­a­ter pro­me­te re­pro­du­zir a qua­li­da­de de som do ci­ne­ma den­tro da sa­la de ca­sa.

Pa­ra ga­ran­tir es­se efei­to em apar­ta­men­tos com­pac­tos, é pre­ci­so con­si­de­rar a re­so­lu­ção da te­la e não exa­ge­rar no nú­me­ro de al­to-fa­lan­tes.

De acor­do com a re­de Fast Shop, apa­re­lhos com re­so­lu­ção 4K per­mi­tem te­las mai­o­res sem ge­rar des­con­for­to. Con­tu­do, têm pre­ço mais al­to. Um mo­de­lo do ti­po com te­la de 43 po­le­ga­das cus­ta por vol­ta de R$ 2.500, 40% a mais do que o co­bra­do pe­las op­ções mais sim­ples, Full HD.

Pa­ra sa­las on­de o so­fá fi­ca a 2,5 m da TV, as ar­qui­te­tas Ana Pau­la Bri­za e Fer­nan­da Ta­ka­da­chi re­co­men­dam TVs 4K de, no má­xi­mo, 65 po­le­ga­das. Se o mo­de­lo for Full HD, su­ge­rem ta­ma­nho de até 55 po­le­ga­das pa­ra evi­tar can­sa­ço vi­su­al e dis­tor­ções.

As cai­xas acús­ti­cas tra­sei­ras de­vem fi­car nas la­te­rais ou atrás do so­fá, en­quan­to

as fron­tais são ins­ta­la­das ao la­do e abai­xo da TV.

Pa­ra sa­las de até 15 me­tros qua­dra­dos, as ar­qui­te­tas re­co­men­dam os mo­de­los 5.1, com cin­co cai­xas, ou 7.1, com

se­te. Os con­jun­tos mo­du­la­res, mais ca­ros e mon­ta­dos ao gos­to do fre­guês, são in­di­ca­dos pa­ra am­bi­en­tes mai­o­res.

Quan­do pi­so e pa­re­des não têm for­ra­ção, o som re­ver­be- ra e pro­duz eco. O efei­to é ate­nu­a­do com ta­pe­tes no pi­so. Pa­ra ter qua­li­da­de su­pe­ri­or, é re­co­men­da­do que as pa­re­des se­jam re­ves­ti­das com te­ci­do ou pai­nel de ma­dei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.