Com ele, ou co­mi­go

Folha de S.Paulo - - Poder - Ri­car­do Baltha­zar pai­nel@gru­po­fo­lha.com.br

Com dois mi­nis­té­ri­os ga­ran­ti­dos pa­ra de­pu­ta­dos fi­li­a­dos ao DEM na com­po­si­ção do pró­xi­mo go­ver­no, o par­ti­do do pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (RJ), des­per­ta ciú­mes em seus par­cei­ros no cen­trão. For­ta­le­ci­dos pe­lo re­sul­ta­do das ur­nas, que per­mi­ti­rá às su­as ban­ca­das man­ter in­fluên­cia na Ca­sa na pró­xi­ma le­gis­la­tu­ra, di­ri­gen­tes do PP, do PR e do PRB ame­a­çam de­sem­bar­car do pro­je­to de Maia de se re­e­le­ger na pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra com apoio de Jair Bol­so­na­ro.

não fui eu Em su­as con­ver­sas com os ca­ci­ques do cen­trão, Maia ar­gu­men­ta que as in­di­ca­ções de Onyx Lo­ren­zo­ni (RS) pa­ra a Ca­sa Ci­vil e Te­re­za Cris­ti­na (MS) pa­ra a Agri­cul­tu­ra fo­ram es­co­lhas pes­so­ais do pre­si­den­te elei­to, que não pas­sa­ram pe­la cú­pu­la do DEM.

além da con­ta Lí­de­res do cen­trão avi­sa­ram que, se o DEM con­quis­tar mais uma ca­dei­ra no fu­tu­ro mi­nis­té­rio, o com­pro­mis­so com a re­e­lei­ção de Maia po­de nau­fra­gar. O de­pu­ta­do Luiz Hen­ri­que Man­det­ta (DEM-MS) es­tá en­tre os co­ta­dos pa­ra a Saú­de.

ques­tão de es­ti­lo Onyx Lo­ren­zo­ni tra­ba­lha pa­ra em­pla­car Man­det­ta na fun­ção, mas Bol­so­na­ro tem in­di­ca­do que pre­fe­re um no­me de per­fil téc­ni­co pa­ra ad­mi­nis­trar a área.

sem es­ca­la Em en­con­tro com par­la­men­ta­res nes­ta se­ma­na, Ro­dri­go Maia pro­me­teu eli­mi­nar eta­pas pa­ra ace­le­rar a vo­ta­ção do pro­je­to de lei que dá au­to­no­mia ao Ban­co Cen­tral ain­da nes­te ano, se hou­ver apoio su­fi­ci­en­te dos par­ti­dos.

car­tão de vi­si­tas Uma das prin­ci­pais op­ções em es­tu­do pa­ra o Meio Am­bi­en­te, o pes­qui­sa­dor da Em­bra­pa Evaristo de Mi­ran­da es­te­ve no ga­bi­ne­te da equi­pe de tran­si­ção na quin­ta-fei­ra (8) pa­ra con­ver­sar com Te­re­za Cris­ti­na, que par­ti­ci­pa­rá da de­fi­ni­ção do fu­tu­ro mi­nis­tro da pas­ta.

al­vo fá­cil O di­plo­ma­ta Luís Fer­nan­do Ser­ra, que foi em­bai­xa­dor na Co­reia do Sul e es­tá no pá­reo pa­ra che­fi­ar o Ita­ma­raty, ga­nhou pon­tos nu­ma reu­nião da equi­pe de tran­si­ção ao cri­ti­car o ex-chan­ce­ler Cel­so Amo­rim, que co­man­dou a área no go­ver­no Lu­la.

tra­que­jo O di­plo­ma­ta cha­mou aten­ção de Bol­so­na­ro du­ran­te a cam­pa­nha elei­to­ral, quan­do o en­tão can­di­da­to fez uma vi­si­ta à Co­reia do Sul e Ser­ra or­ga­ni­zou a re­cep­ção.

o que eles que­rem Au­xi­li­a­res do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer acham que fal­ta cla­re­za so­bre os pla­nos de Bol­so­na­ro pa­ra a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia. Na sua ava­li­a­ção, há pe­lo me­nos três vi­sões di­fe­ren­tes so­bre o pro­ble­ma: a do fu­tu­ro mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Guedes, a de Onyx Lo­ren­zo­ni e a do pró­prio pre­si­den­te elei­to.

TI­RO­TEIO

fa­zer di­fe­ren­ça Pa­ra fun­ci­o­ná­ri­os da Ca­sa Ci­vil, o es­for­ço ne­ces­sá­rio pa­ra mo­bi­li­zar o Con­gres­so em tor­no do as­sun­to não va­le a pe­na se não for pa­ra apro­var mu­dan­ças sig­ni­fi­ca­ti­vas na Pre­vi­dên­cia, co­mo a ado­ção de ida­de mí­ni­ma pa­ra as apo­sen­ta­do­ri­as.

dá pa­ra fa­zer Na equi­pe de Bol­so­na­ro, a ava­li­a­ção é a de que só se­ria pos­sí­vel apro­var an­tes da pos­se do no­vo go­ver­no me­di­das me­nos am­bi­ci­o­sas, com me­nor im­pac­to pa­ra a po­pu­la­ção e as con­tas da Pre­vi­dên­cia, e me­nor ônus po­lí­ti­co pa­ra os par­la­men­ta­res.

quem pou­pa tem Há tam­bém a pre­o­cu­pa­ção do pre­si­den­te elei­to com a pre­ser­va­ção do ca­pi­tal po­lí­ti­co que con­quis­tou nas elei­ções. Bol­so­na­ro pre­fe­re não gas­tá-lo à toa na lar­ga­da e cor­rer o ris­co de so­frer des­gas­te an­tes da pos­se, afir­mam seus co­la­bo­ra­do­res.

vai ter lu­ta Tu­ca­nos his­tó­ri­cos in­di­cam que não pre­ten­dem en­tre­gar sem re­sis­tên­cia o co­man­do do PSDB ao gru­po do go­ver­na­dor elei­to de São Pau­lo, João Do­ria. Eles que­rem que o se­na­dor An­to­nio Anas­ta­sia, que per­deu a elei­ção pa­ra go­ver­na­dor de Mi­nas Ge­rais, en­tre na dis­pu­ta pe­la pre­si­dên­cia do par­ti­do.

es­tou aqui Der­ro­ta­do na dis­pu­ta pre­si­den­ci­al, o pe­tis­ta Fer­nan­do Had­dad in­di­cou em con­ver­sas re­cen­tes com di­ri­gen­tes do PT que não des­car­ta a ideia de as­su­mir o co­man­do da Fun­da­ção Per­seu Abra­mo, o cen­tro de es­tu­dos vin­cu­la­do ao par­ti­do.

De­ve­ría­mos apro­vei­tar a ex­pe­ri­ên­cia acu­mu­la­da pa­ra aper­fei­ço­ar a lei e pa­rar de ba­ter ca­be­ça em tor­no dos de­la­to­res Do pro­fes­sor Thi­a­go Bot­ti­no, da FGV Di­rei­to Rio, so­bre a pri­são dos de­la­to­res da JBS, cu­jo acor­do de co­la­bo­ra­ção es­tá em aná­li­se no STF

com Thais Arbex e Ju­lia Chaib

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.