Ain­da pou­co re­pre­sen­ta­dos, la­ti­nos te­rão ban­ca­da re­cor­de no Con­gres­so

Folha de S.Paulo - - Mundo - Jú­lia Za­rem­ba

washing­ton O no­vo ano le­gis­la­ti­vo nos Es­ta­dos Uni­dos co­me­ça­rá com um nú­me­ro re­cor­de de la­ti­nos no Con­gres­so: 41 de­pu­ta­dos e se­na­do­res, se­gun­do da­dos do Na­leo (as­so­ci­a­ção de re­pre­sen­tan­tes la­ti­nos elei­tos e no­me­a­dos).

Atu­al­men­te, são 38 con­gres­sis­tas com raí­zes la­ti­nas na Câ­ma­ra e no Se­na­do.

Ape­sar do marco, os la­ti­nos ain­da são sub-re­pre­sen­ta­dos em Washing­ton: cor­res­pon­dem a pou­co mais de 7% do to­tal de 535 con­gres­sis­tas.

O gru­po é a mai­or mi­no­ria ét­ni­ca dos Es­ta­dos Uni­dos, re­pre­sen­tan­do 18,1% da po­pu­la­ção, ou 58,9 mi­lhões de pes­so­as, se­gun­do da­dos do Cen­so ame­ri­ca­no de 2017.

Os três no­vos lu­ga­res con­quis­ta­dos fo­ram na Câ­ma­ra, que te­rá no­ve la­ti­nos es­tre­an­tes. Além da es­tre­la Ale­xan­dria Oca­sio-Cor­tez (No­va York), a lis­ta de neó­fi­tos con­ta com o ex-jo­ga­dor de fu­te­bol ame­ri­ca­no Anthony Gon­za­lez (Ohio), a equa­to­ri­a­na Deb­bie Mu­car­sel-Powell (Fló­ri­da) e o ati­vis­ta am­bi­en­tal Mi­ke Le­vin (Ca­li­fór­nia).

No Te­xas, que tem cer­ca de 40% da po­pu­la­ção for­ma­da por la­ti­nos, as de­mo­cra­tas Syl­via Gar­cia e Ve­ro­ni­ca Es­co­bar se­rão as pri­mei­ras mu­lhe­res la­ti­nas a re­pre­sen­ta­rem o es­ta­do no Con­gres­so. Fa­lan­do em mu­lhe­res, há ago­ra 12 la­ti­nas na Câ­ma­ra, con­tra 9 no man­da­to an­te­ri­or.

A on­da azul que che­gou à Câ­ma­ra e per­mi­tiu que os de­mo­cra­tas re­con­quis­tas­sem a mai­o­ria da Ca­sa fez o nú­me­ro de la­ti­nos do par­ti­do au­men­tar de 27 pa­ra 32. En­quan­to is­so, os re­pu­bli­ca­nos la­ti­nos caí­ram de se­te pa­ra cin­co.

Já no Se­na­do, o nú­me­ro de con­gres­sis­tas do gru­po con­ti­nu­ou o mes­mo —qua­tro—, após as re­e­lei­ções do re­pu­bli­ca­no Ted Cruz (Te­xas), que ven­ceu o de­mo­cra­ta Be­to O’Rour­ke em uma das dis­pu­tas mais acirradas da elei­ção, e do de­mo­cra­ta Ro­bert Me­nen­dez (No­va Jer­sey).

Os ou­tros dois são a de­mo­cra­ta Cathe­ri­ne Cor­tez Mas­to (Ne­va­da) e o re­pu­bli­ca­no Marco Rubio (Fló­ri­da).

Ain­da não há da­dos con­so­li­da­dos so­bre o com­pa­re­ci­men­to às ur­nas de in­te­gran­tes do gru­po, mas a ex­pec­ta­ti­va do Na­leo é de que mais de 8 mi­lhões de la­ti­nos te­nham saí­do de ca­sa pa­ra vo­tar —o que re­pre­sen­ta­ria um au­men­to de 15% na par­ti­ci­pa­ção em com­pa­ra­ção com as úl­ti­mas elei­ções de meio de man­da­to, em 2014.

A in­sa­tis­fa­ção com o go­ver­no do re­pu­bli­ca­no Do­nald Trump ser­viu de com­bus­tí­vel pa­ra en­ga­jar os elei­to­res.

Uma pes­qui­sa fei­ta pe­lo Na­leo apon­tou que 28% dos la­ti­nos en­tre­vis­ta­dos iria às ur­nas pa­ra pro­te­ger os di­rei­tos de imi­gran­tes. Ou­tras de­man­das são a me­lho­ria de sa­lá­ri­os (ci­ta­da por 27%) e a cri­a­ção de em­pre­gos (24%).

Um ou­tro le­van­ta­men­to, di­vul­ga­do pe­lo Cen­tro de Pes­qui­sas Pew no fim do mês de ou­tu­bro, in­di­cou que 47% dos la­ti­nos afir­ma­ram que a sua si­tu­a­ção nos Es­ta­dos Uni­dos pi­o­rou du­ran­te o úl­ti­mo ano. Foi a pi­or por­cen­ta­gem do es­tu­do des­de 2008, quan­do es­tou­rou a cri­se fi­nan­cei­ra glo­bal.

“Es­pe­ro que, com mais la­ti­nos no Con­gres­so, se­jam en­con­tra­das so­lu­ções pa­ra as ques­tões que im­por­tam pa­ra a nos­sa co­mu­ni­da­de”, afir­ma Ju­li­a­na Ca­bra­les, di­re­to­ra de en­ga­ja­men­to cí­vi­co do Na­leo.

“Se­ria óti­mo se hou­ves­se mais can­di­da­tos pa­ra nos re­pre­sen­tar em car­gos em to­do o país”, afir­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.