Es­có­cia in­clui nas es­co­las edu­ca­ção so­bre pes­so­as LGBT

Folha de S.Paulo - - Mundo - Fun­da­ção Thom­son Reu­ters

lon­dres A Es­có­cia apro­vou a obri­ga­to­ri­e­da­de do en­si­no nas es­co­las pú­bli­cas de temas so­bre pes­so­as LGBT+, em uma ten­ta­ti­va de com­ba­ter a ho­mo­fo­bia e a dis­cri­mi­na­ção. O país é o pri­mei­ro do mun­do a tor­nar com­pul­só­ria a ma­té­ria.

O vi­ce-pri­mei­ro-mi­nis­tro, John Swin­ney, dis­se na quin­ta-fei­ra (8) que “era vi­tal que o cur­rí­cu­lo se­ja tão di­ver­so quan­to os jo­vens que apren­dem em nos­sas es­co­las”. Ati­vis­tas con­si­de­ra­ram ini­ci­a­ti­va uma men­sa­gem cla­ra e for­te de que os alu­nos LGBT+ são va­lo­ri­za­dos na Es­có­cia.

“Is­so é uma vi­tó­ria mo­nu­men­tal pa­ra nos­sa cam­pa­nha e um mo­men­to his­tó­ri­co”, afir­mou Jor­dan Daly, da ONG Cam­pa­nha Ho­ra pa­ra a Edu­ca­ção In­clu­si­va.

Mais de 40% dos es­tu­dan­tes LGBT+ es­co­ce­ses di­zem que as es­co­las não lhes en­si­na­ram temas so­bre se­xu­a­li­da­de, se­gun­do uma pes­qui­sa fei­ta em 2017 pe­la Sto­newall, ONG bri­tâ­ni­ca pe­los di­rei­tos LGBT+.

“Con­for­me es­sas no­vas pro­pos­tas, os pro­fes­so­res vão ter aces­so aos re­cur­sos e aos trei­na­men­tos que pre­ci­sam pa­ra cri­ar am­bi­en­tes de en­si­no mais in­clu­si­vos e dar me­lhor apoio aos es­tu­dan­tes LGBT”, dis­se Co­lin Mac­far­la­ne, da fi­li­al es­co­ce­sa da Sto­newall. “Eles ten­dem a se sen­tir mais aco­lhi­dos, se­gu­ros e acei­tos em es­co­las que de­ba­tem o te­ma.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.