An­go­la­na amo­ro­sa en­si­na­va os fi­lhos a não de­vol­ver o mal

Folha de S.Paulo - - Cotidiano - Pau­lo Go­mes co­lu­na.obi­tu­a­rio@gru­po­fo­lha.com.br

são pau­lo Na lín­gua qui­con­go, fa­la­da em paí­ses da Áfri­ca Cen­tral, Nsuka é o no­me da­do ao úl­ti­mo fi­lho de um ca­sal. Sem gê­ne­ro, a pa­la­vra sig­ni­fi­ca que se tra­ta de um ca­çu­la.

A an­go­la­na Nsuka Isa­bel, no ca­so, até te­ve ir­mãos mais no­vos. É que seu no­me era em ho­me­na­gem a uma avó. Nas­ci­da na ca­pi­tal Lu­an­da, cres­ceu em Ca­cu­a­co, na pe­ri­fe­ria.

Co­mo ti­nha mui­tos ir­mãos e a fa­mí­lia ti­nha di­fi­cul­da­des pa­ra cus­te­ar o es­tu­do de to­dos, por ve­zes a men­sa­li­da­de das me­ni­nas dei­xa­va de ser pa­ga. Aqui­lo cha­te­a­va Isa­bel, que pas­sou a ven­der pães pa­ra ter­mi­nar os es­tu­dos.

Con­cluiu o en­si­no mé­dio co­mo téc­ni­ca em pe­da­go­gia e tra­ba­lhou co­mo edu­ca­do­ra em es­co­las par­ti­cu­la­res lo­cais, mas sua in­cum­bên­cia se­ria re­la­ci­o­na­da à re­li­gião. Na Igre­ja Ba­tis­ta de An­go­la co­nhe­ceu Si­mão João, com quem se ca­sou e te­ve du­as fi­lhas ain­da na Áfri­ca, an­tes de de­ci­di­rem vir ao Bra­sil pa­ra se for­ma­rem co­mo mis­si­o­ná­ri­os.

A fé era uma ques­tão for­te em Isa­bel. Pa­ra edu­car os fi­lhos, con­ta­va his­tó­ri­as bí­bli­cas. A pre­fe­ri­da era so­bre não com­ba­ter o mal com o mal, mas fa­zer bem ao pró­xi­mo.

A fa­mí­lia se es­ta­be­le­ceu em Ja­cu­tin­ga (MG) há seis anos e em 2015 foi pa­ra Vi­a­nó­po­lis, em Goiás. Nes­te ano, mu­da­ram-se pa­ra Aná­po­lis.

Se­gun­do o ma­ri­do, ela era uma mu­lher mui­to amá­vel e de sor­ri­so ca­ti­van­te. Que­ria cur­sar en­fer­ma­gem pa­ra uti­li­zar os co­nhe­ci­men­tos co­mo mis­si­o­ná­ria quan­do vol­tas­sem pa­ra An­go­la, após o pe­río­do de ca­pa­ci­ta­ção.

No dia 3, após dar à luz o úl­ti­mo fi­lho, mor­reu em de­cor­rên­cia de he­mor­ra­gia —o me­ni­no foi no­me­a­do em ho­me­na­gem a ela. Dei­xa o ma­ri­do Si­mão, com quem com­ple­ta­ria dez anos de ca­sa­da na pró­xi­ma quar­ta (14), os pais, seis ir­mãos e os fi­lhos Ma­ku­bi­kua Ruth, Al­ber­ti­na Ki­es­se, Yo­a­ni Ed­mil­son e o re­cém-nas­ci­do Nsuka Asaf.

Após uma cam­pa­nha pa­ra ar­re­ca­dar fun­dos que con­tou com o apoio da im­pren­sa e da co­mu­ni­da­de evan­gé­li­ca lo­cal, Si­mão e os fi­lhos vi­a­jam nes­te sá­ba­do (10) pa­ra o país na­tal, on­de na se­gun­da (12) ocor­re a ce­rimô­nia de des­pe­di­da de Isa­bel, em Ca­cu­a­co.

DA­NI­EL SAN­TOS BRA­GA Aos 33. Ce­mi­té­rio Jar­dim do Pês­se­go, r. Io­so­su­ke Okaue, 911, Jar­dim He­li­an.

OS­CAR VOLLET SACHS JU­NI­OR Aos 77, viú­vo de So­nia de Camargo Vollet Sachs. Ce­rimô­nia nes­te sá­ba­do (10). Cre­ma­tó­rio Par­que das Flo­res, Es­tr. Ca­pi­tin­gal, 114, Jar­dim Mo­rum­bi, São Jo­sé dos Cam­pos (SP). 7º DIA

AN­GE­LO BAL­DOC­CHI

Nes­te sá­ba­do (10) às 15h, Igre­ja São Jo­sé, r. Di­na­mar­ca, 32 Jar­dim Eu­ro­pa.

LEO RO­BER­TO BOR­GES VI­EI­RA Nes­te sá­ba­do (10) às 15h,

Igre­ja da Ima­cu­la­da Con­cei­ção, av. Bri­ga­dei­ro Luís Antô­nio, 2.071, Be­la Vis­ta.

1º ANO

JA­NE MA­RIA AQUI­LI­NO BRENDIM Nes­te do­min­go (11) ao meio-dia, Ca­pe­la da Res­sur­rei­ção do Ce­mi­té­rio Geth­sê­ma­ni, Pra­ça da Res­sur­rei­ção, 1, Mo­rum­bi.

5º ANO

RE­NA­TO FRA­CAS­SO Nes­te do­min­go (11) às 19h, San­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, r. Jo­sé Bo­ni­fá­cio, 432, Apa­re­ci­da, Ja­bo­ti­ca­bal (SP).

15º ANO

JO­AO MUCHATTE Nes­te do­min­go (11) às 18h, Igre­ja San­ta Te­re­si­nha, pça Domingos Correia da Cruz, 140, San­ta Te­re­si­nha.

42º ANO

DA­NI­E­LA RE­NA­TA RÉA Nes­te do­min­go (11) às 19h, San­tuá­rio Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, Ja­bo­ti­ca­bal (SP).

SHLOSHIM - CE­MI­TÉ­RIO IS­RA­E­LI­TA DO BUTANTÃ SAUL GRINSPUM Nes­te do­min­go (11) às 11h, set. R, q. 374, sep. 82.

MATZEIVA - CE­MI­TÉ­RIO IS­RA­E­LI­TA DO BUTANTÃ AL­FRE­DO LE­O­POL­DO PEYSER Nes­te do­min­go (11) às 11h30, set. O, q. 329, sep. 84.

GIL­BER­TO KRUTMAN Nes­te do­min­go (11) às 11h, set. M, q. 238, sep. 86.

IDA FELDGOS ZIMBERKNOPF Nes­te do­min­go (11) às 11h30, set. R, q. 397, sep. 67.

JAY­ME RABINOVICH Nes­te do­min­go (11) às 11h, set. O, q. 329, sep. 82.

NECHUMA GOLDSTEIN (HE­LE­NA) Nes­te do­min­go (11) às 11h, set. L, q. 261, sep. 6.

TAUBE RIFKA SVERNER (RE­GI­NA) Nes­te do­min­go (11) às 11h, set. L, q. 268, sep. 18.

VITORIA ZEBULUM BUKAI Nes­te do­min­go (11) às 10h, set. R, q. 383, sep. 2.

ZIVA BAHBOUT Nes­te do­min­go (11) às 10h30, set. R, q. 372, sep. 8.

MATZEIVA - CE­MI­TÉ­RIO IS­RA­E­LI­TA DO EMBU BEN­JA­MIN KUPERSZMIT Nes­te do­min­go (11) às 11h, set. B, q. 27, sep. 77.

ISA­AC PIESTUN BUZGAN Nes­te do­min­go (11) às 11h, set. B, q. 27, sep. 117.

LEA ALSTCHULER

Nes­te do­min­go (11) às 12h30, set. B, q. 28, sep. 75.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.