POR­TA ABER­TA

Folha de S.Paulo - - Ilustrada - MÔ­NI­CA BER­GA­MO mo­ni­ca.ber­ga­mo@gru­po­fo­lha.com.br

O CNJ (Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça) de­ve con­fir­mar a de­ter­mi­na­ção de que to­dos os juí­zes es­ta­du­ais do Bra­sil te­nham seus sa­lá­ri­os re­a­jus­ta­dos au­to­ma­ti­ca­men­te de­pois de au­men­to da­do aos mi­nis­tros do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral).

no lo­cal

A Cons­ti­tui­ção pre­vê que a cor­re­ção dos va­lo­res da re­mu­ne­ra­ção dos ma­gis­tra­dos es­ta­du­ais só pas­se a va­ler de­pois de ser au­to­ri­za­da por leis lo­cais. O CNJ, no en­tan­to, der­ru­bou a exi­gên­cia em 2015.

ata­lho

Por meio de uma li­mi­nar, o con­se­lho apoi­ou plei­to da AMB (As­so­ci­a­ção dos Ma­gis­tra­dos Bra­si­lei­ros) pa­ra que os reajustes fos­sem au­to­má­ti­cos. A agre­mi­a­ção ar­gu­men­ta­va que os go­ver­nos e as­sem­blei­as lo­cais mui­tas ve­zes não au­to­ri­za­vam os au­men­tos.

ata­lho 2

De­pois da li­mi­nar, a pro­pos­ta en­trou em dis­cus­são mais de 40 ve­zes no ple­ná­rio do CNJ —mas o jul­ga­men­to nun­ca foi con­cluí­do. Um no­vo pe­di­do pa­ra que o pro­ces­so en­tre em pau­ta foi fei­to no dia 1º de ou­tu­bro.

mai­o­ria

Do to­tal de 15 in­te­gran­tes do CNJ, oi­to já vo­ta­ram a fa­vor do au­men­to au­to­má­ti­co.

di­re­to

A ques­tão vol­tou à to­na de­pois que o Se­na­do au­to­ri­zou, na quar­ta (7), um au­men­to de mais de 16% pa­ra os mi­nis­tros do STF –que de­ve ser es­ten­di­do a to­dos os juí­zes do país.

pa­re

O ve­re­a­dor Adil­son Ama­deu (PTB-SP) pro­to­co­lou na quin­ta (8) no Tri­bu­nal de Con­tas do Mu­ni­cí­pio de São Pau­lo um pe­di­do de sus­pen­são ime­di­a­ta da con­cor­rên­cia pú­bli­ca dos ser­vi­ços de lim­pe­za da ca­pi­tal. Se­gun­do Ama­deu, o pro­ces­so apre­sen­ta “ili­ci­tu­des e ir­re­gu­la­ri­da­des que in­di­cam de for­ma inequí­vo­ca a ne­ces­si­da­de de sua to­tal pa­ra­li­za­ção”.

si­ga

Se­gun­do a Au­to­ri­da­de Mu­ni­ci­pal de Lim­pe­za Ur­ba­na (Am­lurb) “o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça der­ru­bou a li­mi­nar que im­pe­dia o pros­se­gui­men­to re­gu­lar da li­ci­ta­ção. Des­ta for­ma, na se­gun­da-fei­ra (12) ocor­re­rá a ses­são de re­ce­bi­men­to e aber­tu­ra dos en­ve­lo­pes das em­pre­sas in­te­res­sa­das”.

ti­que...

O afas­ta­men­to do em­bai­xa­dor João Car­los da Sou­zaGo­mes, que atu­a­va co­mo che­fe da re­pre­sen­ta­ção do Bra­sil jun­to à FAO (bra­ço da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das pa­ra Ali­men­ta­ção e Agri­cul­tu­ra) em Ro­ma, com­ple­ta um ano nes­te sá­ba­do (10). Ele foi trans­fe­ri­do pa­ra o Rio e se­gue re­ce­ben­do sa­lá­rio de R$ 20 mil.

...ta­que

Sou­za-Go­mes foi afas­ta­do de­pois de acu­sa­ções de as­sé­dio mo­ral e se­xu­al con­tra ele e que ain­da não foi con­cluí­do. O Ita­ma­raty afir­ma que a co­mis­são “já ter­mi­nou seus tra­ba­lhos” e o pro­ces­so en­trou em eta­pa fi­nal pa­ra ava­li­a­ção.

ex­por­ta­ção

As pin­tu­ras “An­tro­po­fa­gia” e “Car­na­val em Ma­du­rei­ra”, de Tar­si­la do Ama­ral, e “Tro­pi­cal”, de Ani­ta Mal­fat­ti, am­bas da co­le­ção da Pi­na­co­te­ca de SP, se­rão exi­bi­das na mos­tra “Mu­seu Glo­bal - Mi­cro his­tó­ri­as de um Mo­der­nis­mo ex­cên­tri­co” no Kunst­samm­lung de Dus­sel­dorf, na Ale­ma­nha.

en­tra­da

A Jus­ti­ça Fe­de­ral re­ce­beu 1,8 mi­lhões de no­vos ca­sos no pri­mei­ro se­mes­tre des­te ano. Em 2017, fo­ram 3,5 mi­lhões. Os nú­me­ros são do Anuá­rio da Jus­ti­ça Fe­de­ral 2019, da edi­to­ra Con­jur, que se­rá lan­ça­do no dia 21 des­te mês.

saí­da

De acor­do com o le­van­ta­men­to, 8,7 mi­lhões de ações aguar­dam pa­ra se­rem jul­ga­das na pri­mei­ra ins­tân­cia —em 2017, o vo­lu­me che­gou a 9,7 mi­lhões. Des­tes, fo­ram jul­ga­dos 271 mil até ju­nho des­te ano, con­tra 600 mil ao lon­go de to­do o ano pas­sa­do.

tro­féu

A or­ga­ni­za­ção Trans­pa­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal do Bra­sil e o Ins­ti­tu­to Não Acei­to Cor­rup­ção ven­ce­ram o Prê­mio Trans­pa­rên­cia e Fis­ca­li­za­ção Pú­bli­ca de 2018, na ca­te­go­ria so­ci­e­da­de ci­vil, con­ce­di­do pe­la co­mis­são de fis­ca­li­za­ção fi­nan­cei­ra e con­tro­le da Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos. No âm­bi­to pú­bli­co, o ven­ce­dor foi o go­ver­no do Ce­a­rá.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.