Fu­tu­ro qua­se pre­sen­te

Fa­bri­can­tes exi­bem no Sa­lão de São Pau­lo, com de­ta­lhes cha­ma­ti­vos, con­cei­tos de car­ros que es­tão bem per­to de che­gar ao mer­ca­do

Folha de S.Paulo - - Primeira Página - Edu­ar­do So­dré Jac­que­li­ne Lat­ta­ri Fo­tos Edu­ar­do Ani­zel­li/Folhapress Edu­ar­do So­dré/Folhapress Pau­lo Whitaker/Reu­ters

A pi­ca­pe Volkswa­gen Ta­rok es­tá pron­ti­nha, mas é exi­bi­da co­mo um car­ro con­cei­tu­al no Sa­lão do Au­to­mó­vel de São Pau­lo. O even­to, aber­to ao pú­bli­co até do­min­go (18), mos­tra al­guns pro­tó­ti­pos que re­ve­lam co­mo se­rão os pró­xi­mos au­to­mó­veis pro­du­zi­dos no Bra­sil.

Jo­sé Car­los Pa­vo­ne, che­fe de de­sign da Volkswa­gen no Bra­sil, con­fir­ma que seu uti­li­tá­rio vai che­gar ao mer­ca­do. O mo­de­lo de­ve ser lan­ça­do en­tre 2019 e 2020. A pro­du­ção de­ve­rá ser con­cen­tra­da na fá­bri­ca de São Jo­sé dos Pi­nhais (PR).

Pa­vo­ne diz tam­bém que es­pa­ço in­ter­no da pi­ca­pe equi­va­le ao de um SUV, com des­ta­que pa­ra o es­pa­ço no as­sen­to tra­sei­ro. O fu­tu­ro mo­de­lo te­rá mo­to­ri­za­ção tur­bo e op­ção de tra­ção 4x4.

A Ta­rok tem po­ten­ci­al pa­ra ser um dos cam­peões de pre­fe­rên­cia do pú­bli­co du­ran­te o even­to, aber­to até o dia 18. No pri­mei­ro dia da mos­tra, per­ma­ne­ceu cer­ca­da de pes­so­as com ce­lu­la­res nas mãos, em bus­ca do me­lhor ân­gu­lo.

A di­fi­cul­da­de é evi­tar que os re­fle­xos dos LEDs na fren­te do car­ro pre­ju­di­quem as fo­tos. Es­se é um dos de­ta­lhes que de­vem fi­car de fo­ra da ver­são de­fi­ni­ti­va da pi­ca­pe.

Por te­rem ale­go­ri­as e ade­re­ços es­pa­lha­dos pe­la car­ro­ce­ria e no in­te­ri­or, os pro­tó­ti­pos fi­cam tran­ca­dos. Em al­guns ca­sos, são exi­bi­dos em pla­ta­for­mas ele­va­das e com cer­cas de vi­dro, pa­ra que não se­jam to­ca­dos. É o que acon­te­ce com o Fi­at Sport­back.

O pro­tó­ti­po da mar­ca ita­li­a­na an­te­ci­pa seu fu­tu­ro uti­li­tá­rio. Pe­ter Fas­s­ben­der, di­re­tor de de­sign da em­pre­sa, diz que o mo­de­lo em exi­bi­ção não é exa­ta­men­te igual ao veí­cu­lo que se­rá pro­du­zi­do, mas que mui­tos de­ta­lhes se­rão apro­vei­ta­dos em lan­ça­men­tos nos pró­xi­mos anos.

A fren­te é igual à da pi­ca­pe To­ro, mas a tra­sei­ra tro­ca a ca­çam­ba por um te­to re­bai­xa­do. O de­se­nho es­tá em al­ta na in­dús­tria au­to­mo­ti­va e é vis­to no BMW X6 e no Mer­ce­des GLE Cou­pé.

O no­vo car­ro da Fi­at é par­te da es­tra­té­gia pa­ra os pró­xi­mos anos. Se­gun­do An­to­nio Fi­lo­sa, pre­si­den­te da FCA Amé­ri­ca La­ti­na, que con­tro­la a mon­ta­do­ra ita­li­a­na, a me­ta de in­ves­ti­men­to no Bra­sil é de R$ 8 bi­lhões até 2013. Nes­se pe­río­do, de­vem ser lan­ça­dos 15 au­to­mó­veis.

Na Ford, o Ka Ur­ban War­ri­or tam­bém é apresentado co­mo um con­cei­to, mas es­tá mui­to per­to de ser co­lo­ca­do à ven­da. O car­ro tem ele­men­tos já pre­sen­tes na ver­são hat­ch Fre­esty­le, o que fa­ci­li­ta sua pro­du­ção na fá­bri­ca de Ca­ma­ça­ri (BA).

Quan­do che­gar às con­ces­si­o­ná­ri­as, vai car­re­gar o tí­tu­lo de pri­mei­ro se­dã com es­ti­lo fo­ra de es­tra­da do mer­ca­do na­ci­o­nal. O ob­je­ti­vo da mon­ta­do­ra é ofe­re­cer um mo­de­lo mais em con­ta pa­ra quem pre­ci­sa de sus­pen­são ele­va­da e es­pa­ço no por­ta-ma­las.

Ou­tro car­ro com apa­rên­cia off-ro­ad é o pro­tó­ti­po elé­tri­co Hyun­dai Sa­ga. A mar­ca dá pou­cos de­ta­lhes do veí­cu­lo, que cha­ma a aten­ção com fa­róis ama­re­los e pin­tu­ra em cin­za fos­co, mas não ne­ga que seu de­se­nho mos­tra co­mo se­rá a pró­xi­ma ge­ra­ção do com­pac­to na­ci­o­nal HB20.

O mo­de­lo em exi­bi­ção é 10 cm mai­or que o atu­al, o que con­fir­ma a te­o­ria: a mon­ta­do­ra sul-co­re­a­na pre­ten­de au­men­tar as di­men­sões de seu au­to­mó­vel mais ven­di­do.

O lan­ça­men­to do no­vo Hyun­dai HB20 de­ve ocor­rer no se­gun­do se­mes­tre de 2019. Se­rá pro­du­zi­do em Pi­ra­ci­ca­ba (a 166 km de São Pau­lo).

Sa­lão do Au­to­mó­vel de São Pau­lo 2018

De 08/11 a 17/11, das 13h às 22h (en­tra­da até as 21h), e 18/11, das 11h às 19h (en­tra­da até as 17h). No São Pau­lo Ex­po, na ro­do­via dos Imi­gran­tes, km 1,5, a 850 me­tros da es­ta­ção de me­trô e ter­mi­nal ro­do­viá­rio Ja­ba­qua­ra, com trans­fer­gra tui­to. In­gres­sos aR $80 (di­as de se­ma­na) e R $99( fi­nais de se­ma­na, fe­ri­a­do e 16/11); meia-en­tra­da pa­ra es­tu­dan­tes, pes­soa com de­fi­ci­ên­cia e seu acom­pa­nhan­te, apo­sen­ta­dos e mai­o­res de 60 anos. Com­pras de in­gres­sos po­dem ser fei­tas pe­lo si­te sa­la­o­do­au­to­mo­vel.com.br; es­ta­ci­o­na­men­to aR $45 (car­ros) e R $25( mo­to­ci­cle­tas)

O pro­tó­ti­po que an­te­ci­pa o uti­li­tá­rio da mar­ca ita­li­a­na tem fren­te idên­ti­ca à da pi­ca­pe Fi­at To­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.