Ne­o­na­zis­ta é con­de­na­do por mor­te em ato

Folha de S.Paulo - - Mundo - DB

O ne­o­na­zis­ta Ja­mes Fi­elds, 21, foi con­de­na­do nes­ta sex­ta (7) por atro­pe­lar e ma­tar uma mu­lher du­ran­te ma­ni­fes­ta­ção con­trá­ria a uma mar­cha de su­pre­ma­cis­tas em Char­lot­tes­vil­le, no es­ta­do da Vir­gí­nia.

Em agos­to de 2017, Fi­elds ati­rou o car­ro con­tra um gru­po, ma­tan­do a ati­vis­ta He­ather Heyer e fe­rin­do 35 pes­so­as. Além de ho­mi­cí­dio em pri­mei­ro grau, ele foi con­si­de­ra­do cul­pa­do de cin­co acu­sa­ções de fe­ri­men­tos do­lo­sos, três de fe­ri­men­tos com in­ten­ção e uma de aban­do­no da ce­na do cri­me.

Fi­elds en­fren­ta pe­na de pri­são per­pé­tua pe­la mor­te de Heyer e de até 20 anos pe­los ou­tros de­li­tos. Em um se­gun­do jul­ga­men­to a que ain­da se­rá sub­me­ti­do, po­de ser con­de­na­do à mor­te por cri­me de ódio.

A mar­cha “Uni­te the Right” foi con­vo­ca­da em pro­tes­to con­tra a de­ci­são de re­ti­rar de um par­que lo­cal uma es­tá­tua do ge­ne­ral Ro­bert E. Lee, que co­man­dou as tro­pas con­fe­de­ra­das na Gu­er­ra Ci­vil dos EUA (1861-1865), qu­an­do es­ta­dos do Sul lu­ta­ram pa­ra man­ter seus es­cra­vos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.