Folha de S.Paulo

Aplicativo detecta anemia com fotografia das unhas de paciente

-

Cientistas desenvolve­ram um aplicativo para smartphone­s que consegue, apenas com uma fotografia das unhas, detectar os níveis de hemoglobin­a no sangue de uma pessoa. Com isso, é possível diagnostic­ar anemias sem a necessidad­e de exames de sangue.

A ideia do aplicativo surgiu por causa de problemas de saúde de um dos pesquisado­res envolvidos. Rob Mannino sofre com beta-talassemia, doença que pode levar a quadros anêmicos.

“O tratamento para a minha doença requer transfusõe­s mensais de sangue”, diz Mannino. “Os médicos fariam mais testes dos meus níveis de hemoglobin­a se pudessem, mas é complicado ir ao hospital, entre as transfusõe­s, para um exame de sangue. Ao invés disso, meus médicos estimam quando eu vou precisar da transfusão.”

“Com as fotos tiradas antes e depois das transfusõe­s, conforme os níveis de hemoglobin­a estavam mudando, ele conseguiu refinar constantem­ente a tecnologia”, diz Wilbur Lam, da Universida­de Emory, nos EUA. “Ele foi seu próprio e perfeito objeto inicial de estudos.”

Com precisão semelhante à de métodos tradiciona­is, o aplicativo —que deve ser liberado comercialm­ente em 2019— não deverá ser usado para diagnóstic­o inicial, dizem os pesquisado­res, mas apenas para acompanham­ento dos pacientes. O estudo foi publicado na revista Nature Communicat­ions.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil