CBF te­rá que re­pro­var Re­na­to Gaú­cho em cur­so

Folha de S.Paulo - - Esporte - Sér­gio Rangel Lu­cas Fi­guei­re­do/CBF

Re­na­to Gaú­cho, 56, de­ve­rá ser re­pro­va­do no cur­so de trei­na­do­res da CBF (Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Fu­te­bol) e po­de­rá dei­xar o Grê­mio em si­tu­a­ção de­li­ca­da no ano que vem.

De fé­ri­as, ele de­ci­diu cur­tir o mar de Ipa­ne­ma e já anun­ci­ou que fal­ta­rá a au­las do cur­so de trei­na­do­res da en­ti­da­de, que es­tá sen­do mi­nis­tra­do no Rio de Ja­nei­ro.

Na quin­ta (6), ele dis­se que as­sis­ti­rá a no má­xi­mo 3 dos 12 di­as de au­la do cur­so, que se­rá exi­gi­do no pró­xi­mo ano pa­ra to­dos os téc­ni­cos da Sé­rie A.

De acor­do com o re­gu­la­men­to do cur­so da CBF, que a Fo­lha ob­te­ve, o alu­no pre­ci­sa ter 100% de frequên­cia na clas­se pa­ra ser apro­va­do, o que não acon­te­ce­rá com Re­na­to.

“Es­tou aqui, foi o tra­to que eu fiz com as pes­so­as da CBF, vou fi­car umas du­as ho­ras ho­je (6) e vol­to na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra (13) pa­ra mais du­as ho­ras. Tal­vez eu ve­nha um ou ou­tro dia. Tal­vez. Pa­ra vo­cês não fa­la­rem que ‘o Re­na­to es­tá fal­tan­do de no­vo’. Vo­cês não sa­bi­am o tra­to que eu fiz com a CBF”, dis­se o trei­na­dor, que con­quis­tou a Li­ber­ta­do­res de 2017 pe­lo clu­be gaú­cho.

“En­tão, eu não te­nho na­da con­tra o cur­so, na­da con­tra as pes­so­as que es­tão aqui. Ago­ra, o meu jei­to é es­se. [Das] Mi­nhas fé­ri­as eu não vou abrir mão”, acres­cen­tou. Além de co­brar pre­sen­ça, a CBF exi­ge que o alu­no te­nha pe­lo me­nos no­ta se­te pa­ra ser apro­va­do.

A en­ti­da­de ne­ga acor­do com o téc­ni­co. Em no­ta, a con­fe­de­ra­ção in­for­mou que “to­dos os alunos têm que cum­prir as mes­mas exi­gên­ci­as”. Mes­mo as­sim, não quis adi­an­tar se o trei­na­dor es­tá re­pro­va­do. Mas ci­tou que as exi­gên­ci­as fei­tas pe­lo ter­mo de compromisso têm que ser cum­pri­das.

Na ter­ça (4), a CBF reu­niu cerca de 70 trei­na­do­res na Gran­ja Co­mary pa­ra ini­ci­ar o mó­du­lo da Li­cen­ça Pro, a prin­ci­pal da en­ti­da­de. O cur­so é di­vi­di­do em qu­a­tro mó­du­los.

A ins­cri­ção de Re­na­to foi fei­ta pa­ra aten­der aos pré-re­qui­si­tos do programa de li­cen­ci­a­men­to da con­fe­de­ra­ção —um con­jun­to de re­gras mí­ni­mas que dá aos clu­bes o di­rei­to de par­ti­ci­par das com­pe­ti­ções.

Ques­ti­o­na­da se o trei­na­dor po­de­ria fi­car sem tra­ba­lhar no pró­xi­mo ano, a en­ti­da­de res­pon­deu que os clu­bes e os pro­fis­si­o­nais “são co­nhe­ce­do­res das exi­gên­ci­as pre­vis­tas nas nor­mas do pro­je­to de li­cen­ci­a­men­to”.

No ano pas­sa­do, Mar­co Po­lo Del Ne­ro, ex-pre­si­den­te da en­ti­da­de, con­ce­deu de­ze­nas de licenças ho­no­rá­ri­as pa­ra trei­na­do­res. A per­mis­são foi dada aos pro­fis­si­o­nais com mais de 60 anos e se­guiu cri­té­ri­os es­ta­be­le­ci­dos pe­la Con­me­bol.

Luiz Fe­li­pe Sco­la­ri, Leão e Car­los Al­ber­to Par­rei­ra fo­ram al­guns dos agra­ci­a­dos.

Pa­ra fa­zer o cur­so da li­cen­ça Pro, a CBF co­bra R$ 19.130,00 por ins­cri­ção no úl­ti­mo mó­du­lo. O atu­al téc­ni­co da se­le­ção, Tite, e seus an­te­ces­so­res Ma­no Me­ne­zes e Dun­ga, es­tão fa­zen­do o cur­so. Na ter­ça, eles fo­ram fo­to­gra­fa­dos na pri­mei­ra fi­la na aber­tu­ra das au­las. Par­rei­ra e o co­lom­bi­a­no Rei­nal­do Ru­e­da se­rão pro­fes­so­res.

Tite apoi­ou a ini­ci­a­ti­va da CBF. Dis­se que o cur­so é im­por­tan­te pa­ra se re­ci­clar e ser­ve co­mo uma tro­ca de idei­as en­tre os pro­fis­si­o­nais da área.

“Exis­te a for­ma­ção de ca­da um, a ideia de fu­te­bol de ca­da um. Há di­fe­ren­ças, e não exis­te uma pi­or ou uma me­lhor. Há aque­la que a gen­te acre­di­ta”, dis­se o téc­ni­co da se­le­ção.

O cur­so foi aber­to com um dis­cur­so de Ro­gé­rio Ca­bo­clo, pre­si­den­te elei­to da en­ti­da­de, que as­su­mi­rá em abril.

Nes­ta quin­ta, a CBF as­si­nou ter­mo de co­o­pe­ra­ção com o Cen­tro In­ter­na­ci­o­nal de Es­tu­dos do Es­por­te da Fifa pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to aca­dê­mi­co do fu­te­bol. O CIES foi cri­a­do pa­ra mi­nis­trar o programa Fifa Mas­ter, que pro­mo­ve es­tu­dos e apri­mo­ra­men­to de pro­fis­si­o­nais do fu­te­bol com abor­da­gem mul­ti­dis­ci­pli­nar.

Re­na­to Gaú­cho em cur­so da en­ti­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.