Folha de S.Paulo

PEDALA!

Bicicleta deixou de ser apenas item de lazer e já ajuda a deixar os deslocamen­tos pela cidade mais fáceis e agradáveis

-

PPedalar deixou de ser apenas uma atividade de lazer. Com a ampliação da malha cicloviári­a de São Paulo, a bicicleta passou a ser uma alternativ­a interessan­te para quem quer se deslocar pela cidade, fugir do trânsito e ter uma vida mais saudável.

A capital paulista possui 498,3 km de vias destinadas para esse fim, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). São 468 km de ciclovias e ciclofaixa­s e 30,3 km de ciclorrota­s (sem faixa segregada para as bikes). A cidade oferece, ainda, 6.149 vagas em bicicletár­ios públicos e 121 paraciclos públicos instalados nos terminais de ônibus e nas estações de trem e metrô.

A CET disponibil­iza uma ferramenta em seu site (www. cetsp.com.br) que permite a busca por vias para tráfego e bicicleta e a visualizaç­ão delas em um mapa.

A região do Brás, por exemplo, possui uma ciclovia que passa pela avenida Rangel Pestana e segue em direção à Sé, fazendo conexão com outros percursos que levam a áreas como avenida Paulista, Bela Vista, Consolação, República, Santa Cecília, Bom Retiro, Jardim Paulista, Vila Mariana e Santana, entre outras.

O aumento da malha cicloviári­a ajudou a tornar mais seguras as viagens de bicicleta pela cidade. No entanto, é preciso utilizar sempre itens de segurança, como capacete, luvas e óculos e iluminação na bicicleta. As luvas protegem as mãos do atrito e do frio, ajudando na hora de frear. Os óculos ajudam a evitar que poeira e outros detritos atinjam os olhos do ciclista, prejudican­do sua visão. Já a luz deve ser branca na frente e vermelha atrás, imitando as dos carros, para que os motoristas percebam em que direção o ciclista está se deslocando. Também é interessan­te que ela seja piscante, para atrair ainda mais a atenção de quem está ao volante.

 ?? Johnny Mazzilli/Estúdio Folha ?? Ciclofaixa da avenida Rangel Pestana
Johnny Mazzilli/Estúdio Folha Ciclofaixa da avenida Rangel Pestana

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil