Fo­ra­gi­do dri­blou PF, que o pro­cu­rou até em bar­co no rio Ama­zo­nas

Bat­tis­ti foi mo­ni­to­ra­do por seu ce­lu­lar, mas con­se­guiu es­ca­par da po­lí­cia por cer­ca de um mês

Folha de S.Paulo - - Primeira Página - Ca­mi­la Mat­to­so

Nos qua­se 30 di­as de ca­ça a Ce­sa­re Bat­tis­ti, a Po­lí­cia Fe­de­ral to­mou di­ver­sos dri­bles do ita­li­a­no.

Fez bus­ca na ca­sa de um ami­go do ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va, vi­si­tou em­bai­xa­das pa­ra cap­tu­rá-lo e foi a um bar­co no rio Ama­zo­nas.

Pou­cas ho­ras após seu su­mi­ço, a con­clu­são já era cla­ra: não ha­via mais ne­nhu­ma pis­ta do pa­ra­dei­ro do ter­ro­ris­ta.

Fo­ram mais de 30 di­li­gên­ci­as re­a­li­za­das des­de o dia 14 de de­zem­bro, quan­do ele pas­sou a ser con­si­de­ra­do um fo­ra­gi­do.

Em uma das mais ex­cên­tri­cas di­li­gên­ci­as, agen­tes ti­ve­ram que ir a um bar­co do rio Ama­zo­nas pa­ra ve­ri­fi­car, sem su­ces­so, se Bat­tis­ti es­ta­va pre­sen­te.

Ne­nhum dos in­di­ca­ti­vos apon­tou pa­ra o lu­gar cer­to, co­mo com­pro­vou o des­fe­cho do ca­so: Bat­tis­ti despistou a po­lí­cia, con­se­guiu sair do Bra­sil e foi pre­so no sá­ba­do (12) em San­ta Cruz de La Si­er­ra, no cen­tro da Bo­lí­via.

Um avião com po­li­ci­ais ita­li­a­nos che­gou a pou­sar no ae­ro­por­to de Gu­a­ru­lhos, em São Pau­lo, em de­zem­bro.

Os agen­tes acha­ram que le­va­ri­am o ter­ro­ris­ta, mas vol­ta­ram pa­ra ca­sa sem no­tí­ci­as do pa­ra­dei­ro de­le.

A no­va di­re­to­ria da Po­lí­cia Fe­de­ral con­si­de­ra es­sa uma das mais fra­cas­sa­das ope­ra­ções da his­tó­ria do ór­gão.

O mi­nis­tro Luiz Fux, do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), de­cre­tou a pri­são em de­zem­bro, a pe­di­do da PF, e di­as de­pois o en­tão pre­si­den­te Mi­chel Te­mer as­si­nou a sua ex­tra­di­ção.

A Itá­lia pe­de a ex­tra­di­ção em ra­zão de Ba­tist­ti ter si­do con­de­na­do em seu país pe­lo as­sas­si­na­to de qua­tro pes­so­as na dé­ca­da de 1970.

O di­re­tor-ge­ral da PF ain­da era Ro­gé­rio Gal­lo­ro quan­do o man­da­do foi ex­pe­di­do —foi subs­ti­tuí­do em ja­nei­ro por Mau­rí­cio Va­lei­xo, o atu­al che­fe.

Nos bas­ti­do­res, a in­for­ma­ção é de que a po­lí­cia di­zia ter cer­te­za de que iria pe­gar Bat­tis­ti, por­que em te­se fa­zia uma es­pé­cie de acom­pa­nha­men­to de­le por meio de te­le­fo­ne ce­lu­lar.

O apa­re­lho, quan­do equi­pa­do com chip, man­da si­nais que per­mi­tem sa­ber a lo­ca­li­za­ção da pes­soa, de for­ma apro­xi­ma­da, com aju­da das ope­ra­do­ras de te­le­fo­nia.

O ita­li­a­no ti­nha dois en­de­re­ços ofi­ci­ais no Bra­sil: em Ca­na­neia (SP), on­de mo­ra­va, e São Jo­sé do Rio Pre­to, on­de vi­ve a mãe de seu fi­lho.

Em um des­tes en­de­re­ços, ele não es­ta­va lá quan­do a po­lí­cia che­gou. Mais do que is­so, os agen­tes per­ce­be­ram que não ha­via nin­guém no lo­cal ha­via mui­to tem­po e que Bat­tis­ti ti­nha mon­ta­do um jei­to pa­ra des­pis­tar a po­lí­cia.

De­pois de per­ce­ber que o ter­ro­ris­ta ha­via con­se­gui­do es­ca­par do mo­ni­to­ra­men­to por ce­lu­lar, a PF pas­sou a se­guir de­nún­ci­as anô­ni­mas e ten­tou jun­tar in­for­ma­ções mí­ni­mas do pas­sa­do de­le.

As­sim, um dos pri­mei­ros lo­cais vi­si­ta­dos foi a ca­sa do pe­tis­ta e ex-de­pu­ta­do Luiz Edu­ar­do Gre­e­nhalgh, que ad­vo­gou pa­ra o ita­li­a­no até 2017.

O ex-par­la­men­tar es­ta­va no lo­cal, em São Pau­lo, no mo­men­to em que os agen­tes che­ga­ram. Ele os in­for­mou que não es­ta­va com Bat­tis­ti —Gre­e­nhalgh foi pro­cu­ra­do pe­la Fo­lha, mas não aten­deu as li­ga­ções.

Com um man­da­do de pri­são, a PF não tem au­to­ri­za­ção pa­ra en­trar em lu­ga­res, co­mo ocor­re quan­do há um de bus­ca e apre­en­são.

Des­sa for­ma, nas di­li­gên­ci­as cum­pri­das, os po­li­ci­ais ape­nas po­di­am ba­ter na por­ta e per­gun­tar pe­lo pro­cu­ra­do.

A PF tam­bém ten­tou en­con­trar o ter­ro­ris­ta em du­as em­bai­xa­das no Bra­sil, de­pois de re­ce­ber in­for­ma­ções de que ele po­de­ria es­tar es­con­di­do.

Reu­ters

Ce­sa­re Bat­tis­ti em­bar­ca no avião em San­ta Cruz de la Si­er­ra em di­re­ção à Itá­lia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.