Ca­so é ve­xa­me com­ple­to pa­ra o Bra­sil

Folha de S.Paulo - - Primeira Página - Le­an­dro Co­lon vi­ni­cius.mo­[email protected]­po­fo­lha.com.br

A no­ve­la Ce­sa­re Bat­tis­ti, ao que pa­re­ce em seus ca­pí­tu­los fi­nais, ca­mi­nha pa­ra um des­fe­cho de sal­do ve­xa­mi­no­so pa­ra a ima­gem do Bra­sil.

Con­de­na­do na Itá­lia à pri­são per­pé­tua por qua­tro ho­mi­cí­di­os nos anos 70, o ter­ro­ris­ta ita­li­a­no vi­veu na úl­ti­ma dé­ca­da por aqui gra­ças à be­ne­vo­lên­cia dos go­ver­nos pe­tis­tas.

Re­ce­beu o sta­tus de re­fu­gi­a­do do ex-pre­si­den­te Lu­la, ho­je um pre­so con­de­na­do pe­la La­va Ja­to por cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro. Com a pro­te­ção ga­ran­ti­da, Bat­tis­ti cons­truiu uma vi­da em so­lo bra­si­lei­ro.

Des­fi­la­va tran­qui­la­men­te pe­las ru­as de Ca­na­neia, no li­to­ral pau­lis­ta. Te­ve um fi­lho com uma pro­fes­so­ra bra­si­lei­ra. Ves­tin­do a ca­mi­sa do Co­rinthi­ans, de­cla­rou à Fo­lha em 2017 que não ha­via ra­zões pa­ra fu­gir, mui­to me­nos pa­ra a Bo­lí­via —pou­co an­tes, fo­ra de­ti­do na fron­tei­ra sob acu­sa­ção de eva­são de di­vi­sas por car­re­gar mais de R$ 10 mil em es­pé­cie.

“A mi­nha ar­ma pa­ra me de­fen­der não é fu­gir. Es­tou do la­do da ra­zão, te­nho tu­do a meu la­do”, dis­se ao re­pór­ter Jo­el­mir Tavares na oca­sião.

Um ano e dois me­ses de­pois da­que­la en­tre­vis­ta, a ca­sa caiu pa­ra Bat­tis­ti. O STF au­to­ri­zou sua pri­são e a ex­tra­di­ção pa­ra a Itá­lia foi as­si­na­da pe­lo en­tão pre­si­den­te Mi­chel Te­mer.

Per­deu quem apos­tou que o cons­tran­gi­men­to de mais de dez anos pa­ra o Bra­sil ha­via che­ga­do ao fim.

Bat­tis­ti deu um olé (dig­no de bons cra­ques do seu clu­be de co­ra­ção no Bra­sil) na Po­lí­cia Fe­de­ral nos úl­ti­mos 30 di­as. Co­mo con­tou a re­pór­ter Ca­mi­la Mat­to­so, ele despistou a po­lí­cia, que ten­tou pro­cu­rá-lo, em vão, até em um bar­co no rio Ama­zo­nas.

Foi pre­so pe­la po­lí­cia da Bo­lí­via nas ru­as de San­ta Cruz de La Si­er­ra. O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro mon­tou uma ope­ra­ção pa­ra tra­zê-lo ao Bra­sil, nem que fos­se por al­guns mi­nu­tos, e exi­bi-lo co­mo tro­féu. O mi­nis­tro Au­gus­to He­le­no, do GSI, anun­ci­ou que um avião da PF ha­via si­do des­lo­ca­do pa­ra bus­car Bat­tis­ti. A Itá­lia atro­pe­lou e o le­vou da Bo­lí­via.

De­pois de abri­gar um ter­ro­ris­ta, o Bra­sil não im­pe­diu sua fu­ga do país e ain­da te­ve de en­go­lir a ex­pul­são pe­lo vi­zi­nho. Um ve­xa­me com­ple­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.