Edu­ca­ção se­xu­al nas es­co­las

Folha de S.Paulo - - Opinião -

O tex­to de Ed­son Luiz Sam­pel (“A res­pon­sa­bi­li­da­de é dos pais”, Ten­dên­ci­as / De­ba­tes, 12/1) é uma ele­gia ao obs­cu­ran­tis­mo e à ig­no­rân­cia. Pri­mei­ro por­que se apoia nu­ma fé cir­cuns­cri­ta a ape­nas uma par­te da hu­ma­ni­da­de e, de­pois, por­que ig­no­ra fa­tos e a his­tó­ria. Su­gi­ro que leia a li­te­ra­tu­ra es­pe­ci­a­li­za­da. Vai des­co­brir que a imen­sa mai­o­ria das dis­tor­ções se­xu­ais ocor­re em ca­sa e com os pró­xi­mos: pais, ir­mãos, ti­os, pri­mos, avós.

Gustavo A. J. Ama­ran­te (São Pau­lo, SP)

Ca­no­ni­zar a fa­mí­lia co­mo a res­pon­sá­vel por edu­ca­ção se­xu­al é um equí­vo­co. Há fa­mí­li­as e fa­mí­li­as. Con­tra abu­sos, a cri­an­ça, na mai­o­ria das ve­zes, só tem a es­co­la co­mo meio pa­ra de­nún­ci­as.

Pau­lo Sér­gio do Car­mo (São Pau­lo, SP)

É es­tar­re­ce­dor ver pu­bli­ca­do em ple­no sé­cu­lo 21 um tex­to tão me­di­e­val e re­tró­gra­do. Ed­son Sam­pel de­fen­de que “va­lo­res cris­tãos” fa­çam par­te de po­lí­ti­cas de go­ver­no e que o en­si­no re­li­gi­o­so se­ja im­plan­ta­do nas es­co­las pú­bli­cas. De­le­gar aos pais a edu­ca­ção se­xu­al é in­cen­ti­var a do­en­ça e a gra­vi­dez pre­co­ce.

João Bra­ga (São Jo­sé dos Cam­pos, SP)

Mais uma voz se une ao co­ro tre­vo­so dos que que­rem de­ter a mar­cha da ci­vi­li­za­ção, im­pon­do cren­ças pa­ra o con­tro­le de cor­pos e men­tes. Agos­ti­nho Sebastião Spí­no­la (São Pau­lo, SP)

Ve­nho pa­ra­be­ni­zar a pro­fes­so­ra Ni­na Ra­ni­e­ri pe­lo ar­ti­go (“Di­rei­to dos jo­vens”, Ten­dên­ci­as / De­ba­tes, 12/1). O Es­ta­do é lai­co e a es­co­la de­ve, sim, ori­en­tar so­bre se­xu­a­li­da­de. Ha­mil­ton Me­ne­zes Ne­ves

(São Pau­lo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.