Sal­vo-con­du­to

Folha de S.Paulo - - Poder - Da­ni­e­la Li­ma pai­[email protected]­po­fo­lha.com.br

TIROTEIO

O go­ver­no bra­si­lei­ro fez uma de­fe­sa en­fá­ti­ca da atu­a­ção de Ser­gio Mo­ro e da La­va Ja­to em do­cu­men­to en­vi­a­do à ONU con­tra ação mo­vi­da pe­lo ex-pre­si­den­te Lu­la no or­ga­nis­mo in­ter­na­ci­o­nal. A pe­ça apre­sen­ta­da ao Co­mi­tê de Di­rei­tos Hu­ma­nos afir­ma que o pe­tis­ta pre­ten­de “con­fun­dir e en­ga­nar” o co­le­gi­a­do ao apon­tar di­re­ci­o­na­men­to da Jus­ti­ça e diz que a ale­ga­ção de per­se­gui­ção po­lí­ti­ca “é uma afron­ta às ins­ti­tui­ções”. O tex­to sus­ten­ta que a acu­sa­ção de par­ci­a­li­da­de de Mo­ro é in­fun­da­da.

em boa ho­ra

As ale­ga­ções do Bra­sil fo­ram en­vi­a­das à ONU em no­vem­bro de 2018. No dia 1º da­que­le mês, Mo­ro anun­ci­ou que acei­ta­ria o con­vi­te de Jair Bol­so­na­ro pa­ra co­man­dar o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça. Lu­la re­cor­reu à en­ti­da­de di­zen­do ser ví­ti­ma de um pro­ces­so par­ci­al e injusto.

pa­ra to­dos

O ex-pre­si­den­te diz que seus di­rei­tos cons­ti­tu­ci­o­nais, co­mo li­ber­da­de de ex­pres­são e de exer­cí­cio po­lí­ti­co, es­tão sen­do in­frin­gi­dos. O go­ver­no bra­si­lei­ro re­fu­ta. Afir­ma que o pe­tis­ta “fal­ta com a se­ri­e­da­de” ao ale­gar per­se­gui­ção e lem­bra que a La­va Ja­to atin­giu “pes­so­as de di­fe­ren­tes es­pec­tros par­ti­dá­ri­os”, ci­tan­do Aé­cio Ne­ves (PSDB) e Sér­gio Ca­bral (MDB) co­mo exem­plos.

mor­de e as­so­pra

Na pe­ça apre­sen­ta­da à ONU, o Bra­sil re­co­nhe­ce a ju­ris­di­ção do co­mi­tê e re­a­fir­ma o seu “com­pro­me­ti­men­to com o Sis­te­ma das Na­ções Uni­das”. Mas even­tu­al de­ci­são fa­vo­rá­vel à Lu­la não de­ve ser aca­ta­da pe­lo go­ver­no Bol­so­na­ro, ava­li­am ali­a­dos do pe­tis­ta. O ca­so de­ve ser jul­ga­do em mar­ço.

ten­te ou­tra vez

Os ad­vo­ga­dos Cris­ti­a­no Za­nin Mar­tins, Va­les­ka Tei­xei­ra e Ge­of­frey Ro­bert­son vão apre­sen­tar uma contestação à res­pos­ta do Bra­sil em fe­ve­rei­ro. Eles ale­gam que há “um fun­da­men­ta­lis­mo exa­cer­ba­do” no en­ten­di­men­to sus­ten­ta­do pe­las au­to­ri­da­des lo­cais.

nas ru­as

A Fren­te Bra­sil Po­pu­lar vai se reu­nir no dia 29 pa­ra pla­ne­jar atos con­tra o go­ver­no Bol­so­na­ro. A pri­mei­ra gran­de mobilização es­tá pro­gra­ma­da pa­ra 8 de mar­ço, dia In­ter­na­ci­o­nal da Mu­lher.

a pos­tos

Há, po­rém, a ex­pec­ta­ti­va de que tal­vez se­ja pre­ci­so ir pa­ra as ru­as an­tes, prin­ci­pal­men­te se o pre­si­den­te cum­prir a pro­mes­sa de apre­sen­tar o tex­to da re­for­ma da Pre­vi­dên­cia até fe­ve­rei­ro.

pe­la cu­la­tra

Eu­gê­nio Ara­gão, que foi mi­nis­tro da Jus­ti­ça no go­ver­no Dil­ma Rous­seff, ava­lia que a trans­fe­rên­cia di­re­ta do ter­ro­ris­ta Ce­sa­re Bat­tis­ti da Bo­lí­via pa­ra a Itá­lia, sem pas­sa­gem pe­lo Bra­sil, agra­va a si­tu­a­ção do ita­li­a­no.

pe­la cu­la­tra 2

De acor­do com o ex-mi­nis­tro, se Bat­tis­ti fos­se ex­tra­di­ta­do a par­tir do Bra­sil, “a pri­são per­pé­tua po­de­ria ser subs­ti­tuí­da por trin­ta anos de de­ten­ção, com de­tra­ção do pe­río­do já cum­pri­do, co­mo de­ter­mi­nou o STF”.

sem ate­nu­an­te

Ago­ra, se­gun­do Ara­gão, sem o cum­pri­men­to do pro­ces­so for­mal de ex­tra­di­ção a par­tir do Bra­sil, a Itá­lia não fi­ca mais res­tri­ta às con­di­ções im­pos­tas pe­lo Su­pre­mo e “po­de exe­cu­tar a pri­são per­pé­tua ple­na­men­te”.

po­se pa­ra fo­to

Par­te da opo­si­ção viu no es­for­ço do go­ver­no Bol­so­na­ro pa­ra tra­zer Bat­tis­ti de vol­ta ao Bra­sil an­tes de ex­tra­di­tá-lo uma ten­ta­ti­va de exi­bir o ita­li­a­no co­mo tro­féu.

ca­bo elei­to­ral

Ali­a­dos do se­na­dor Re­nan Ca­lhei­ros (MDBAL) co­me­ça­ram a re­ce­ber in­di­ca­ções, ain­da dis­cre­tas, de que o eme­de­bis­ta tem o apoio do mi­nis­tro da Eco­no­mia, Pau­lo Gu­e­des, na dis­pu­ta pe­la pre­si­dên­cia do Se­na­do.

o ca­ra

Os recados de Gu­e­des são os de que o go­ver­no pre­ci­sa de al­guém com for­ça o su­fi­ci­en­te pa­ra fa­zer a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia pas­sar no Se­na­do.

cár­ce­re

A equi­pe que tra­ba­lha no tex­to da re­for­ma pas­sou o fim de se­ma­na tran­ca­da pa­ra con­se­guir fi­na­li­zar a pro­pos­ta que se­rá apre­sen­ta­da a Bol­so­na­ro no dia 21, an­tes de sua vi­a­gem pa­ra o Fórum Econô­mi­co Mun­di­al, em Davos.

ca­len­dá­rio

O gru­po pla­ne­ja tra­ba­lhar nas even­tu­ais su­ges­tões do pre­si­den­te du­ran­te dez di­as e tor­ná-la pú­bli­ca em 31 de ja­nei­ro.

Do se­na­dor elei­to Es­pe­ri­dião Amin (PP-SC), so­bre Re­nan Ca­lhei­ros (MDB-AL), can­di­da­to à pre­si­dên­cia do Se­na­do, fa­zer ges­tos a Bol­so­na­ro

Fa­zen­do uma pa­ró­dia de Nel­son Ro­dri­gues, é pos­sí­vel di­zer: por uma elei­ção, nas­ce até amor sin­ce­ro

com Thais Ar­bex e Julia Chaib

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.