Mun­di­al de ska­te no Rio in­di­ca dis­pu­ta acir­ra­da pa­ra es­treia olím­pi­ca do es­por­te

Bra­si­lei­ros Le­ti­cia Bu­fo­ni e Kel­vin Ho­e­fler fo­ram su­pe­ra­dos por ja­po­ne­sa e ame­ri­ca­no

Folha de S.Paulo - - Esporte - Ri­car­do Bor­ges/ Fo­lha­press

O Mun­di­al de ska­te stre­et re­a­li­za­do no Rio de Ja­nei­ro, que ter­mi­nou nes­te do­min­go (13), mos­trou al­gu­mas ten­dên­ci­as pa­ra a es­treia do es­por­te em Olim­pía­da, nos Jo­gos de Tó­quio-2020.

Os atle­tas bra­si­lei­ros es­tão en­tre os me­lho­res do mun­do e se­rão fa­vo­ri­tos na dis­pu­ta por me­da­lhas no Ja­pão, mas a con­cor­rên­cia es­tran­gei­ra tam­bém pro­me­te ser for­te.

Os cam­peões na pis­ta com ram­pas, es­ca­das e cor­ri­mões mon­ta­da na Are­na Ca­ri­o­ca 1, no Par­que Olím­pi­co, fo­ram a ja­po­ne­sa Ao­ri Nishi­mu­ra, 17, e oa­mer ica noNy­jahHus­ton ,24.

Le­ti­cia Bu­fo­ni e Kel­vin Ho­e­fler, am­bos de 25 anos e des­ta­ques do Bra­sil na mo­da­li­da­de stre­et (uma das que es­ta­rão na Olim­pía­da), fi­ca­ram com o vi­ce-cam­pe­o­na­to. Fe­li­pe Gustavo, 27, tam­bém foi ao pó­dio, com o ter­cei­ro lu­gar.

Bra­sil e EUA são os paí­ses com mais atle­tas na eli­te do ska­te, mas o Ja­pão tem in­ves­ti­do no es­por­te e al­can­ça­do bons re­sul­ta­dos. No úl­ti­mo mun­di­al de park (a ou­tra ca­te­go­ria olím­pi­ca), dis­pu­ta­do na Chi­na, o bra­si­lei­ro Pe­dro Bar­ros e a ja­po­ne­sa Sa­ku­ra Yo­so­zu­mi fo­ram os cam­peões.

A eta­pa de­ci­si­va da Stre­et Lea gu eéo pri­mei­ro Mun­di­al da ca­te­go­ria re­co­nhe­ci­do pe­lo Co­mi­tê Olím­pi­co In­ter­na­ci­o­nal. Nes­se mo­de­lo, ca­da atle­ta faz du­as vol­tas de 45 se­gun­dos e cin­co ma­no­bras. As qua­tro mai­o­res no­tas são con­si­de­ra­das pa­ra o re­sul­ta­do.

Nes­te do­min­go, afi­nal mas­cu­li­na cha­mou a aten­ção pe­lo ní­vel téc­ni­co. Vá­ri­os ska­tis­tas con­se­gui­ram no­tas aci­ma de 9, con­si­de­ra­das mui­to al­tas.

Hus­ton so­mou 37,6 pon­tos, se­gui­do por Ho­e­fler (37) e Gustavo (35,5). Ivan Mon­tei­ro, o ou­tro bra­si­lei­ro na de­ci­são, ter­mi­nou em sex­to.

Afi­nal fe­mi­ni­na tam­bém te­ve emo­ção. Bu­fo nis e apro­xi­mo udo tí­tu­lo em sua úl­ti­ma ma­no­bra, ao ob­ter uma no­ta 9 que a co­lo­cou no pri­mei­ro lu­gar tem­po­ra­ri­a­men­te.

Ela e o pú­bli­co co­me­mo­ram mui­to, mas ain­da fal­ta­va a úl­ti­ma chan­ce de Nishi­mu­ra, que pre­ci­sa­va de uma no­ta 8,5 pa­ra ter­mi­nar na pon­ta. Foi o que ela con­se­guiu, des­ban­can­do a atle­ta da ca­sa.

A ame­ri­ca­na La­cey Ba­ker fi­cou na ter­cei­ra po­si­ção. Ou­tras três bra­si­lei­ras par­ti­ci­pa­ram da fi­nal: Pâ­me­la Ro­sa, Ka­ren Fei­to­sa de Bar­ros e Vir­gí­nia For­tes Águas, es­ta úl­ti­ma de ape­nas 12 anos, mas não che­ga­ram ao pó­dio.

“Es­tou fe­liz co ma­mi­nha per­for­man­ce. Con­se­gui fa­zer tu­do o que eu que­ria, o que pla­ne­jei, mas não foi o su­fi­ci­en­te. Bo­ra pa­ra as pró­xi­mas com­pe­ti­ções, por­que vai ser um ano mui­to lon­go, mas mui­to bom”, afir­mou Bu­fo­ni.

O ran­king de clas­si­fi­ca­ção pa­ra Tó­quio le­va­rá em con­si­de­ra­ção os três me­lho­res re­sul­ta­dos ob­ti­dos na tem­po­ra­da 2019 (até se­tem­bro) e os seis me­lho­res da tem­po­ra­da 2020 (de se­tem­bro des­te ano a maio do pró­xi­mo).

Ao to­do, se­rão 80 ska­tis­tas na Olim­pía­da, 20 em ca­da gê­ne­ro nas ca­te­go­ri­as park e stre­et. Em ca­da even­to há o li­mi­te de três re­pre­sen­tan­tes por país e o mí­ni­mo de um ska­tis­ta por con­ti­nen­te. O Ja­pão tem va­ga ga­ran­ti­da em ca­da um de­les.

Com ca­mi­sa da se­le­ção bra­si­lei­ra de fu­te­bol, Le­ti­cia Bu­fo­ni faz ma­no­bra em are­na no Par­que Olím­pi­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.