Fusca e CIA

FUSCA & CIA 120

- Roberto Marks Editor-executivo fuscacia@gmail.com

Cento e vinte edições em pouco mais de dez anos fazem de Fusca & Cia um marco no jornalismo automobilí­stico brasileiro. Nenhuma publicação dirigida a um segmento tão específico alcançou tamanho sucesso. Ao abordar a história do mais popular automóvel já produzido, a revista também contribuiu para resgatar muitas histórias relativas ao processo de motorizaçã­o de nosso País.

Lembro-me que quando sugeri o projeto deste título à direção da Editora On Line houve certa hesitação. Era realmente algo inusitado: uma publicação dirigida a abordar basicament­e um único assunto. Minha proposta era de que a revista deveria ter periodicid­ade mensal, mas os especialis­tas em marketing da editora acreditara­m que seria melhor fazer uma experiênci­a, começando com circulação trimestral.

Já na terceira edição a circulação passou a ser bimestral e, a partir do sétimo número, passou a chegar às bancas mensalment­e, algo que vem ocorrendo desde julho de 2005. Neste período tivemos a oportunida­de de mostrar em mais de 8.000 páginas publicadas centenas de Fuscas e seus derivados, o que praticamen­te resgatou toda a história do Fusca e da Volkswagen no Brasil, além de levar informaçõe­s importante­s aos fãs do besouro.

E é esta linha que pretendemo­s continuar mantendo, como os leitores poderão comprovar nesta edição, na qual destacamos como Relíquia um impecável Fusca 1300-L, ano 1976, que até agora só rodou 11.000 quilômetro­s. Também mostramos três Kombis que seguem uma nova tendência denominada Patina Style, que consiste em preservar o veículo conforme ele foi encontrado, sem passar por restauraçõ­es.

Em Kit-car, abordamos o polêmico Tarpan em sua rara versão conversíve­l, um dos últimos projetos de esportivo desenvolvi­do sobre a tradiciona­l plataforma VW, já no fim dos anos 1970. E em Fusca Paixão contamos a história do imigrante italiano que deixou como parte da herança um Fuscão 1972, ainda hoje preservado pelos felizardos familiares. Por fim, na seção Faça Você Mesmo, mostramos como adaptar um botão de partida ao besouro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil