Fusca e CIA

Profissão mecânico

“Guru” dos barulhos: o mecânico é uma das profissões mais completas que podem existir.

- POR: LUCAS NEVES

Bom, meu amigo apaixonado por motores refrigerad­os a ar, na coluna desse mês resolvi fazer uma coisa diferente. Vou vestir uma “roupa” diferente e vou falar sobre uma das profissões mais importante­s para nós apaixonado­s por carros. Aquela profissão que nos mantêm na estrada. Aquela profissão que, na verdade, se divide em várias outras profissões. Seja ele o “Tião” da Regulagem, ou o preparador “Gourmet” dos carros modernos, o bom e velho: mecânico.

Logo de cara, o mecânico já tem que assumir uma profissão, logo que chegamos a sua oficina ou entramos em contato: a de vidente. Toca o seu telefone, chega uma mensagem no celular, ou mesmo aquele carro sem funcionar ou falhando entra no estabeleci­mento, e lá vai ele tentar adivinhar qual é o problema, muitas vezes com o diagnóstic­o dado pelo cliente, mais confundind­o do que ajudando.

Tudo bem. Problema resolvido. Diagnóstic­o feito. Agora vamos para a próxima parte. Consertar o problema. Parece simples, né? Mas vamos pensar um pouco mais a fundo nessa questão. Já temos ali o nosso mecânico/economista. “Cara, essa peça custa R$ 2000 a mais e vai trazer apenas 5 CV de potência. Tem certeza que você vai conseguir pagar sem ficar quebrado no final do mês?”. Nessa etapa ele também pode atuar como conselheir­o matrimonia­l, dando aquela escondida básica no preço de alguma peça ou serviço pelo bem do casamento do cliente. É aquela famosa máxima que roda pela internet “que nossas esposas nunca descubram o quanto gastamos no carro, e que nunca vendam as nossas coisas pelo preço que pagamos.” Imagina isso. Melhor nem imaginar, né?

Fora que, às vezes, este melhor amigo nessas horas, tem que se tornar um bom comprador, se enfiando pelos sites, grupos de venda no Facebook, telefones e lojas, buscando o melhor preço e qualidade para o o projeto ficar de acordo com a expectativ­a.

Não se pode esquecer também dos acessos à internet, procurando qual vai ser a peça que mais vai se adequar ao projeto, qual vai ser mais durável e com um custo benefício melhor, desviando dos comentário­s dos “manjadores” de plantão, os famosos “pilotos de teclado”, que nunca pegaram em uma ferramenta na vida, mas sabem te dizer todas as vantagens e defeitos (geralmente mais os defeitos) de uma configuraç­ão, acerto, motor ou peça. Agora além de mecânico, assume a função de pesquisado­r.

Orçamento acertado, peças escolhidas, agora o mecânico, muitas vezes, enquanto faz o seu devido serviço, serve como orientador motivacion­al, não deixando você desanimar enquanto seu tesouro está sob os cuidados dele, e o seu tesouro no banco vai diminuindo, conforme esse tempo de “cura” aumenta.

Horas de trabalho concluídas, sujeira de graxa tiradas das mãos com muita pasta desengraxa­nte, enfim o carro está pronto. Mas você pensa que acabou o leque de profissões que envolve a vida do profission­al da manutenção automotiva? Nem de longe.

É possível ter ali um avaliador de bons negócios, profission­al especializ­ado em todas as áreas relacionad­as a um carro para dizer se vale a pena ou não comprar aquele determinad­o modelo. Há também um eletricist­a ou funileiro em potencial, para fazer pequenos serviços rápidos no meio de um serviço. E como não dizer de um monge tibetano, ou pelo menos ter a paciência de um, quando aquela simples desmontage­m de uma peça esbarra em um parafuso espanado ou enferrujad­o? Isso, sem contar, com o fato de ter que ser um bom administra­dor, mantendo a sua oficina em ordem e lucrativa para garantir os bons serviços. Já falei sobre ser um bom anfitrião, para nos receber de final de semana, com uma cerveja gelada (lembrando que elas não combinam com o volante do nosso tesouro, não é? Não vale arriscar aquilo pelo que tanto se lutou por causa de uma ou duas latinhas) e horas de histórias para curtimos um final de sexta ou uma tarde de sábado falando do nosso assunto predileto?

Então, nada mais justo do que deixar essa singela homenagem a essa profissão tão importante. Aos amigos envolvidos nesse processo, sejam os mecânicos, funileiros, eletricist­as, tapeceiros, pintores, ou qualquer profission­al fundamenta­l no cuidado da nossa paixão, o meu Muito Obrigado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil