Fusca e CIA

PLACA PRETA

-

Estou reformando meu Fusca 1600 ano 1975 de cor vermelho Rubi e gostaria de saber qual a cor do teto e o tipo do tecido, se furadinho ou balãozinho?

Eduardo Terra São Paulo-sp

O revestimen­to do teto do Fusca 1975 já é o popularmen­te conhecido como “balãozinho” na tonalidade gelo (foto).

Comprei meu Fusca 1961 azul há uma semana. O carro pertencia há 30 anos ao mesmo dono, que falou que mudou os forros dos bancos. Hoje tirei os forros das portas e consegui ver o azul original do carro. No revestimen­to lateral traseiro tem uma tira de tecido que tirei e lavei, parecendo ser azul

(foto). Pesquisei na internet, será que ele não pode ser um dos raros exemplares

1961 azul monocromát­ico? Como consigo saber isso? Tem alguma numeração, dica ou vestígios pelo carro? O modelo tem também um braço articulado que trava o capô dianteiro, será ele original?

André Rezende Belo Horizonte-bh Infelizmen­te não há numeração especial ou algo especial que identifiqu­e a antiga opção de acabamento monocromát­ico. Os únicos vestígios seriam os próprios componente­s originais da versão, como volante, botões de painel e ferragens na cor diferencia­da em relação ao padrão de época. Quanto ao bracinho do capô dianteiro, sim, é original de fábrica.

Adquiri um Fusca 1300-L ano 1978/79, sendo que o carro veio com todos os componente­s do ar quente. Porém, todos que vejo deste ano não têm esse equipament­o. Minha dúvida é: o ar quente era mesmo um opcional para o modelo/ano do meu carro?

Roberto Fogaça E-mail

Sim, o componente figurava como opcional na ocasião, porém muitos não o compravam, uma vez que um – falso – boato espalhado na época afirmava que o ar quente do Fusca expelia gases do escapament­o para dentro da cabine.

*Aluizio Lemos é ex-diretor Técnico e ex-presidente da Comissão de Avaliação para Veículo de Coleção do Fusca Clube do Brasil. Cartas para essa seção: fuscacia@gmail.com

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil