Fusca e CIA

PLACA PRETA

-

Tenho um Fusca Série Especial verde Cristalino ano 1984/85, já apto a receber a placa preta. Minha dúvida é se a instalação de um arcondicio­nado interfere na originalid­ade a ponto de inviabiliz­ar a placa preta, mesmo ele obtendo uma nota alta no quesito de avaliação?

Maurício C. Bueno Campinas-sp

Ar-condiciona­do não é opcional nos Fuscas nacionais e, dependendo do tipo, poderá alterar bastante as caracterís­ticas. Porém os clubes não seguem os mesmos critérios, por isso seria bom você verificar a informação junto ao clube no qual você pretende fazer a vistoria de seu veículo.

..............................................................

Vou iniciar a restauraçã­o de um Sedan 1964 e tenho dúvidas com relação à tapeçaria dos bancos. Ouvi dizer que o tecido é o famoso “pijaminha”, porém num esquema diferente do utilizado nos demais anos. Confere? Como seria esse esquema?

Lúcio Brandão São Carlos-sp

Na verdade, o Fusca 1964 saiu com dois padrões de tapeçaria nos bancos: os da chamada 1ª. Série (primeiro semestre) exibem o mesmo courvim dos modelos 1962/63, porém com costura eletrônica. Já os modelos 2ª. Série (produzidos no segundo semestre) contam com o tecido listrado conhecido como “pijaminha”. Ocorre que a forração é diferente dos modelos 1965/66 por causa da estrutura dos bancos de 1964 (chamada “caixote”, enquanto a estrutura mudou de 1965 em diante, ficando com os encosto mais finos), além do fato do tecido listrado percorrer toda a extensão da área central do encosto (foto), enquanto a partir de 1965 a faixa parava antes do final do encosto.

..............................................................

Estou restaurand­o um Fusca 1957 e tenho uma dúvida: a bananinha usada pela fábrica foi sempre idêntica ou tem diferenças de um ano para outro? Notei nos eventos que há peças com diferentes colorações das lentes. Seria fruto do desgaste do tempo?

Hélcio do Amaral Rio de Janeiro-rj

Existem dois modelos de bananinhas: a SWF e a SHO. São basicament­e idênticas, com diferenças muito pequenas. As bananinhas usadas até meados de 1952 (Slipt Brezel) eram vincadas com lentes e outros detalhes alterados após a chegada do Split Zwitter. As lentes são vermelhas até 1954, passando a amarelas de 1955 em diante. Dependendo da lente, se for original, é natural haver um desgaste na tonalidade.

*Aluizio Lemos é ex-diretor Técnico e ex-presidente da Comissão de Avaliação para Veículo de Coleção do Fusca Clube do Brasil. Cartas para essa seção: fuscacia@gmail.com

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil