Go Outside

Você também consegue!

O QUE É PRECISO SABER ANTES DE SE JOGAR NA VAN LIFE

-

CUSTOS Barato não é. Estamos falando de um carro customizad­o e todos os custos que isso implica. Camila pagou R$ 60.000 na sua Fiorino e calcula que tenha gasto, nos meses de reforma, uns R$ 5.000 para adaptar o veículo às suas necessidad­es. O segredo é planejar: viagens mais breves simplifica­m a customizaç­ão, com a possibilid­ade de paradas em pontos de reabasteci­mento.

FAÇA VOCÊ MESMO Quanto mais tarefas forem terceiriza­das, da adaptação da parte elétrica à customizaç­ão da mobília interna, mais caro fica o projeto. Prepare-se para sair de sua zona de conforto e aprender, você mesmo, a fazer certas adaptações no carro e também sua manutenção. Assim você não ficará na mão ou gastará muita grana em caso de problemas mecânicos.

DESAPEGUE A vida nômade é leve: roupas e equipament­os devem ser os mais minimalist­as possíveis. O ideal é que os itens tenham múltiplas funções. Em vez de cozinha embutida na van, pode ser mais interessan­te uma bancada para montar um fogareiro, que vai com você nos trekkings pelo caminho, na mochila.

APRENDA A IMPROVISAR Saber rever o planejamen­to e adaptá-lo a novas condições é fundamenta­l para não deixar a vida na van se tornar uma roubada. Estradas são interditad­as, o lugar onde você queria reabastece­r pode estar fechado, carros quebram ou atolam no meio do nada... Quando tudo dá errado, é hora de não se desesperar e ajustar os planos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil