Vo­cê tam­bém con­se­gue!

O QUE É PRE­CI­SO SA­BER AN­TES DE SE JOGAR NA VAN LI­FE

Go Outside (Brazil) - - GO OUTSIDE -

CUSTOS Ba­ra­to não é. Es­ta­mos fa­lan­do de um car­ro cus­to­mi­za­do e to­dos os custos que is­so im­pli­ca. Ca­mi­la pa­gou R$ 60.000 na sua Fi­o­ri­no e cal­cu­la que te­nha gas­to, nos me­ses de re­for­ma, uns R$ 5.000 pa­ra adap­tar o veí­cu­lo às su­as ne­ces­si­da­des. O se­gre­do é pla­ne­jar: vi­a­gens mais bre­ves sim­pli­fi­cam a cus­to­mi­za­ção, com a pos­si­bi­li­da­de de pa­ra­das em pontos de re­a­bas­te­ci­men­to.

FA­ÇA VO­CÊ MES­MO Quan­to mais ta­re­fas fo­rem ter­cei­ri­za­das, da adap­ta­ção da par­te elé­tri­ca à cus­to­mi­za­ção da mo­bí­lia in­ter­na, mais ca­ro fi­ca o pro­je­to. Prepare-se pa­ra sair de sua zo­na de con­for­to e apren­der, vo­cê mes­mo, a fa­zer cer­tas adap­ta­ções no car­ro e tam­bém sua ma­nu­ten­ção. As­sim vo­cê não fi­ca­rá na mão ou gas­ta­rá mui­ta gra­na em ca­so de pro­ble­mas me­câ­ni­cos.

DESAPEGUE A vi­da nô­ma­de é le­ve: rou­pas e equi­pa­men­tos de­vem ser os mais mi­ni­ma­lis­tas pos­sí­veis. O ide­al é que os itens te­nham múl­ti­plas fun­ções. Em vez de co­zi­nha em­bu­ti­da na van, po­de ser mais in­te­res­san­te uma ban­ca­da pa­ra mon­tar um fo­ga­rei­ro, que vai com vo­cê nos trek­kings pe­lo ca­mi­nho, na mo­chi­la.

APRENDA A IMPROVISAR Sa­ber re­ver o pla­ne­ja­men­to e adap­tá-lo a no­vas con­di­ções é fun­da­men­tal pa­ra não dei­xar a vi­da na van se tor­nar uma rou­ba­da. Es­tra­das são in­ter­di­ta­das, o lu­gar on­de vo­cê que­ria re­a­bas­te­cer po­de es­tar fe­cha­do, car­ros que­bram ou ato­lam no meio do na­da... Quan­do tu­do dá er­ra­do, é ho­ra de não se de­ses­pe­rar e ajus­tar os pla­nos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.