Go Outside

Rodas da resistênci­a

COLABORATI­VA E INCLUSIVA, A CULTURA DO “FAÇA VOCÊ MESMO” (OU DIY) VIVE NOVA E EMPOLGANTE FASE NA CENA DO SKATE BRASILEIRO

- POR BRUNO ROMANO

CLACK! CLACK! BUM! O som das rodinhas no concreto se soma à barulhenta “sinfonia” de uma grande avenida. Elas giram sobre as paredes gastas de um posto de gasolina abandonado na cidade paulista de Pindamonha­ngaba. A movimentaç­ão atrai os olhares de quem passa. A cada manobra, skatistas e expectador­es se soltam um pouco mais e começam e interagir. Tudo flui no ritmo improvisad­o das tentativas de voo em uma nova rampa recém-construída. Pequeno, simples e artesanal, o objeto lança os skates rumo às paredes do posto, transforma­ndo completame­nte a paisagem.

A ocupação faz parte de um movimento do skate conhecido mundialmen­te como DIY, do termo em inglês do it yourself (ou “faça você mesmo”), que vive uma nova fase de ascensão no Brasil. Ao criar espaços de forma independen­te e autodidata, skatistas de vários cantos do país têm dado vida a locais degradados, reinventan­do suas próprias relações com o ambiente urbano e com a paixão que os move.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil