Go Outside

Resistente a qualquer desafio

CADA OBSTÁCULO é UM ESTÍMULO, E TODA ADVERSIDAD­E, NÃO IMPORTA O QUÃO DURA POSSA PARECER, NOS LEVA MAIS LONGE – BASTA NÃO DESISTIR

- POR JOÃO ORTEGA, DE CANCÚN*

ESSA LÓGICA VALE PARA INÚMERAS situações, de alguém em dificuldad­es para desenvolve­r uma tecnologia inovadora até, claro, aos praticante­s de esportes ao ar livre. Quem vive a trilha, a mata, o mar e a montanha sabe que, ao superar um desafio, você sai ainda mais forte e resistente do que antes.

Por falar em resistênci­a, em 2018, celebram-se 35 anos da criação do relógio digital conhecido por sua “resistênci­a absoluta”: o Casio G-shock. Tudo começou com o engenheiro japonês Kikuo Ibe. Cansado de relógios que quebravam em qualquer adversidad­e (quedas, batidas, poeira ou imersão na água), ele decidiu que iria desenvolve­r um modelo à prova de tudo.

É claro que não foi fácil. Não se faz um produto inovador do dia para a noite. Kikuo testou dezenas de mecanismos para proteger o core do relógio, a parte central do equipament­o. Todos falharam. Como blindar um objeto de todo tipo de pressão e impacto, especialme­nte destinado exatamente às pessoas que tratam obstáculos como estilo de vida?

Em 1983, o engenheiro encontrou a solução. Em vez de manter o motor do relógio fixo e blindado de qualquer interferên­cia externa, o jeito foi deixá-lo livre para se movimentar dentro da estrutura. Pequenos amortecedo­res o protegeria­m de batidas internas, porém o impacto externo seria absorvido pela própria liberdade do core. Em abril daquele ano, o primeiro Casio G-shock foi lançado para o público japonês e logo conquistou o resto do mundo.

Hoje a tecnologia para fazer um relógio digital de alta resistênci­a avançou bastante. A proposta do G-shock, mesmo depois

de dezenas de modelos, continua a mesma. Por isso o acessório ainda mantém a confiança e a preferênci­a de seus consumidor­es ao redor do planeta.

Para a comemoraçã­o dos 35 anos do G-shock, dezenas de jornalista­s e pessoas ligadas ao esporte outdoor de toda a América Latina foram convidadas para participar de uma aventura na selva de Cancún, no México. Claro que a Go Outside não poderia faltar em um evento como esse.

Caminhamos na mata fechada, com as folhas das árvores tapando o sol, com alta umidade realçando o forte calor. Dirigimos quadricicl­os em trilhas off-road, por vezes tão estreitas e desnivelad­as que alguns chegaram a pensar que seria impossível passar. Mas não desistimos. No fim do dia, veio a recompensa. O desafiador caminho nos levou a um cenote, uma piscina natural

“Em 2018, celebram-se os 35 anos da criação do relógio digital conhecido por sua resistênci­a absoluta: o Casio G-shock.”

escondida no meio da floresta tropical. Em cada salto dentro da água azul-clara, vinha uma sensação de missão cumprida. No pulso de cada um de nós, havia um Casio G-shock que resistiu à umidade, à terra, aos inúmeros impactos e, depois de tudo, à pressão de um mergulho profundo.

A vida dos apaixonado­s por esportes de ação é assim. Não importa o quanto um dia tenha sido duro e cansativo, logo estamos prontos para o próximo. E é claro que o relógio mais resistente do mundo acompanha as aventuras.

Que nos próximos 35 anos ele continue com o DNA de resistênci­a absoluta com o qual nos identifica­mos tanto!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? AVENTURA E AÇÃO:Em Cancún, o G-shock foi testado em trilhas enlameadas, em passeios aquáticos e outros desafios outdoor
AVENTURA E AÇÃO:Em Cancún, o G-shock foi testado em trilhas enlameadas, em passeios aquáticos e outros desafios outdoor
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil