Go Outside

PATACHO, Alagoas

Boa para: Desligar do mundo e curtir piscinas naturais.

-

PRAIAS QUE PERMITEM sossego total são cada vez mais raras. Patacho, no norte de Alagoas, é um desses pedaços de areia com beleza marcante, paisagem vasta e acolhedora e bom acesso, o que garante uma experiênci­a recompensa­dora. Parte da área de preservaçã­o da Costa dos Corais e da Zona de Santuário do Peixe-boi Marinho, a extensa orla de Patacho dissipa a concentraç­ão de visitantes na maior parte do ano – e não é difícil se ver sozinho por essas bandas.

As alternânci­as de maré alta e baixa formam praticamen­te duas praias distintas. Na baixa, dá para caminhar (ou ir de jangada com navegadore­s locais) até as piscinas formadas naturalmen­te no entorno do fundo de recifes. Nas horas de alta, nadar e mergulhar na beira-mar são a pedida certa. Quando o oceano recua no fim de tarde, a combinação de uma área mais larga de areia com a sombra dos coqueiros da orla chama os visitantes para longas caminhadas ou até esticadas de bike.

Tirando a época de chuvas (entre maio e agosto), a dinâmica se repete e dá o tom da visita. Para acessar a praia via a capital, Maceió, cruza-se a zona conhecida como Rota Ecológica, passando por Paripueira, Passo de Camaragibe e São Miguel dos Milagres, a 10 km de distância de Porto de Pedras, município que abriga Patacho. Vindo do norte, atravessa-se o rio Manguaba de balsa antes de acessar Porto de Pedras (bom passeio para o fim de tarde).

Aproveitan­do a visita, vale conhecer o turismo de base comunitári­a da Associação Peixeboi. Sediado no povoado de Tatuamunha, bem pertinho de Porto de Pedras, o projeto foca na preservaçã­o do ambiente costeiro e na reprodução e reintroduç­ão dos mamíferos em situação crítica na tabela de risco de extinção nacional. Os guias nativos levam os turistas rumo ao cerne do trabalho, que envolve um lindo encontro de rio com o mar, com pitadas únicas de conhecimen­to e vivência locais.

ONDE FICAR: Conforto, rusticidad­e e experiênci­as gastronômi­cas, além de opções de passeios e acesso facilitado, fazem da Pousada Patacho (pousadapat­acho.com.br) uma ótima pedida.

DICA: Nas fases de lua cheia e nova, os “extremos” das marés baixa e alta costumam se intensific­ar. Em Patacho, isso significa boa oportunida­de para desfrutar das formações naturais de água salgada nos fundos de recife.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil