ITA­CO­A­TI­A­RA, Ni­te­rói, Rio de Ja­nei­ro

Boa pa­ra: Es­ca­lar e sur­far.

Go Outside (Brazil) - - GO OUTSIDE -

APE­SAR DA FA­MA de praia de sur­fis­tas, Ita­co­a­ti­a­ra tam­bém atrai os “lou­cos de pe­dra”. Cer­ca­da por pa­re­dões de escalada a per­der de vis­ta, “Ita­coa” se lo­ca­li­za em um bair­ro re­si­den­ci­al com uma gua­ri­ta e se­gu­ran­ças, o que dá tran­qui­li­da­de pa­ra es­ca­lar por ali. Com a Pe­dra do Cos­tão à es­quer­da e a Pe­dra do Pam­po à di­rei­ta, é pro­te­gi­da por uma es­trei­ta fai­xa de ve­ge­ta­ção na­ti­va.

O cos­tão ofe­re­ce de­ze­nas de vias de escaladas lon­gas, de cer­ca de 200 me­tros, e faz par­te do Parque Es­ta­du­al da Ser­ra da Ti­ri­ri­ca. A di­ca é ir bem ce­di­nho pa­ra fu­gir do ca­lor; na vol­ta, cur­ta a praia e to­me um ma­te. Dá pa­ra subir ca­mi­nhan­do por uma tri­lha bem si­na­li­za­da que le­va mais ou me­nos uma ho­ra. Se ba­ter von­ta­de de che­gar ao cu­me pe­la ro­cha e vo­cê não es­ca­la, é pos­sí­vel con­tra­tar gui­as: pro­cu­re pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos pe­la Agui­perj (As­so­ci­a­ção de Gui­as, Ins­tru­to­res e Pro­fis­si­o­nais de Escalada do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro). Pa­ra quem vai por con­ta pró­pria, é in­dis­pen­sá­vel o Guia de Escaladas de Ita­co­a­ti­a­ra, da Com­pa­nhia da Escalada, com to­das as in­for­ma­ções ne­ces­sá­ri­as pa­ra pla­ne­jar o ro­lê.

ON­DE FI­CAR: Ita­coa Hou­se Bed & Bre­ak­fast (ita­quahou­se.com).

DI­CA: No bair­ro, a pra­ça Pau­lo de Tar­so Mon­te­ne­gro pos­sui blo­cos de ro­cha com de­ze­nas de li­nhas de boul­der. Le­ve seu crash pad!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.