Go Outside

SILVEIRA, Santa Catarina

Boa para: Surfar.

-

NÃO É À TOA QUE GRANDE parte dos talentosos surfistas de elite do Brasil venha habitando cada vez mais o litoral de Santa Catarina. Por trás da boa constância de ondas, moradores têm fomentado um estilo de vida mais conectado com a natureza e a hábitos saudáveis. Não é o paraíso – há questões como ocupações irregulare­s e falta de estrutura –, mas, sabendo explorar, seus “segredos” logo se revelam.

Em Garopaba, intitulada a capital catarinens­e do surf, a praia da Silveira ainda mantém clima mais selvagem. Seus dois cantos, nos extremos do 1,5 km de faixa de areia, trazem condições incríveis de surf. O fundo de pedras no lado sul, quando alinhado com as condições certas de ondulação e vento, propicia formações de alto nível.

Cercada por uma proteção natural montanhosa que separa a Silveira do centro de Garopaba, a paisagem é repleta de área verde preservada. Misturada com costões de rocha e areia, forma-se um cenário convidativ­o para um dia de praia mesmo se a sua onda não for o surf. No alto do morro que dá acesso a Silveira ou nas beiradas dos costões, as vistas são simplesmen­te incríveis.

ONDE FICAR: Para boas opções, acesse rotabaleia­franca.com.br.

DICA: A poucos minutos da praia da Silveira, o Centro de Yoga Montanha Encantada virou referência (yogaencant­ada.org).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil