LA­GOA DO CAUÍPE, Ce­a­rá

Boa pa­ra: Pra­ti­car ki­te­surf.

Go Outside (Brazil) - - GO OUTSIDE -

DI­ZEM QUE NO LI­TO­RAL do Ce­a­rá há du­as es­ta­ções: com ven­to e sem ven­to. En­tre ju­lho e ou­tu­bro, os ven­tos es­tão no au­ge e as ra­ja­das po­dem che­gar a 50 km/h – o que é óti­mo pa­ra ali­vi­ar a sensação de ca­lor. E Cum­bu­co é es­pe­ci­al: a an­ti­ga vi­la de pes­ca­do­res, par­te do mu­ni­cí­pio de Cau­caia, a 37 km de For­ta­le­za, tem ven­tos per­fei­tos pa­ra o ki­te. Is­so vem atrain­do atle­tas e, com o for­ta­le­ci­men­to do es­por­te, che­ga­ram pousadas des­co­la­das, lo­jas de surf e res­tau­ran­tes char­mo­sos, que con­vi­vem em um cen­tri­nho tran­qui­lo com jan­ga­dei­ros e su­as ca­no­as na re­gião do Cum­bu­co.

Pa­ra ini­ci­ar no ki­te, o lu­gar ide­al é a la­goa do Cauípe, a 6 km de Cum­bu­co, for­ma­da a par­tir da foz do rio de mes­mo no­me. O pe­da­ço é tran­qui­lo, com ape­nas al­guns res­tau­ran­tes e bar­ra­cas que ser­vem pe­tis­cos e be­bi­das. Do la­do mais pró­xi­mo da or­la, es­tão as es­co­li­nhas de ki­te. Pa­ra va­ri­ar as ati­vi­da­des, do ou­tro la­do da la­goa, há du­nas e pas­sei­os de buggy até a praia do Pe­cém, já em ou­tro mu­ni­cí­pio. Cauípe é a prin­ci­pal, mas a re­gião é pró­di­ga em la­go­as, co­mo a do Par­na­mi­rim ou a Azul.

ON­DE FI­CAR: Pou­sa­da Ofi­ci­na 23 Ki­te­surf (tel. 85 98661.9466).

DI­CA: A es­co­la e pou­sa­da Du­ro Be­a­ch (du­ro­be­a­ch.com ) ofe­re­ce pa­co­tes de au­las pa­ra ini­ci­an­tes e alu­ga equi­pa­men­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.