CARNEIROS, Per­nam­bu­co

Boa pa­ra: Ir a dois, des­can­sar, mer­gu­lhar.

Go Outside (Brazil) - - GO OUTSIDE -

CARNEIROS COM­PE­TE, com mui­tos mé­ri­tos, pe­lo pos­to de “Ca­ri­be bra­si­lei­ro”. Iso­la­da, com ape­nas al­gu­mas pousadas de char­me de fren­te pa­ra o mar e de cos­tas pa­ra fa­zen­das de co­co, pis­ci­nas na­tu­rais e uma de­li­ca­da ca­pe­la do sé­cu­lo 18, fin­ca­da na areia, es­sa praia é um dos lu­ga­res mais lin­dos do Bra­sil. Pa­ra quem qu­er sos­se­go, o me­lhor é es­co­lher uma data an­tes de de­zem­bro, quan­do a al­ta tem­po­ra­da es­quen­ta as coi­sas. Na praia, há ape­nas as pousadas à bei­ra-mar, que tam­bém ofe­re­cem ser­vi­ços de bar, ba­nhei­ro e chu­vei­ros de um dia pa­ra não hós­pe­des. Se vo­cê pre­fe­rir agi­to, po­de es­co­lher co­mo ba­se a praia vi­zi­nha, Ta­man­da­ré, a cer­ca de 10 km, on­de há uma va­ri­e­da­de mai­or de hos­pe­da­gens, res­tau­ran­tes, bar­zi­nho e co­mér­cio em ge­ral.

A re­gião con­ta com vas­ta natureza: a Re­ser­va Bi­o­ló­gi­ca do Sal­ti­nho é ad­mi­nis­tra­da pe­lo Iba­ma e está dis­tri­buí­da em 583 hec­ta­res de ma­ta atlân­ti­ca, in­clu­si­ve com es­pé­ci­es ame­a­ça­das de extinção. Na saí­da da re­ser­va, já dá pa­ra emen­dar o pas­seio com a ca­cho­ei­ra Bu­lha d’água, que tem 10 me­tros de al­tu­ra e pos­sui três que­das. O lim­pís­si­mo rio Ari­quin­dá, com 70 me­tros de lar­gu­ra, é um dos aflu­en­tes do rio For­mo­so e va­le um pas­seio de bo­te por man­gues. Pas­san­do a pon­te do rio, fi­ca o aces­so à praia de Gu­a­da­lu­pe, que atrai tu­ris­tas pe­los ba­nhos de ar­gi­la te­ra­pêu­ti­ca. Se ainda ti­ver pi­que, fe­che o dia com o mi­ran­te do Mor­ro do Oi­ti­zei­ro, com uma vis­ta pa­no­râ­mi­ca lin­da.

Pa­ra quem mer­gu­lha, es­se tre­chi­nho é um dos me­lho­res do Nor­des­te. A vi­si­bi­li­da­de che­ga a 20 me­tros e as águas quen­ti­nhas são con­vi­da­ti­vas tan­to pa­ra o ba­tis­mo de ini­ci­an­tes quan­to pa­ra mer­gu­lhos de quem é mais experimente. Na re­gião de Ca­ra­pi­tan­gas, a 40 mi­nu­tos da praia de Carneiros, exis­te uma gran­de va­ri­e­da­de de co­rais e fau­na ma­ri­nha, além do nau­frá­gio Aiuia.

ON­DE FI­CAR: Pon­tal dos Carneiros (pon­tal­dos­car­nei­ros.com.br).

DI­CA: Se a gra­na está cur­ta pa­ra fi­car em Carneiros, dá pa­ra ir de bar­co a par­tir de Por­to de Ga­li­nhas (que tem pa­co­tes bem econô­mi­cos), pas­sar o dia na praia e vol­tar de­pois do al­mo­ço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.